O homem mais rápido do mundo pode ser Usain Bolt, mas o mais veloz do ano é Justin Gatlin. Vivendo grande fase na carreira, o norte-americano venceu, nesta quinta-feira, a etapa de Roma da Diamond League e marcou o segundo melhor tempo de 2014. Também a primeira e a terceira marcas da temporada são dele.

continua após a publicidade

Na Itália, a vitória foi com o tempo de 9s91, quatro centésimos acima do seu recorde no ano. O principal rival de Gatlin em Roma, Nesta Carter, da Jamaica, não superou a barreira dos 10 segundos e terminou com a prata, com 10s02. Em terceiro, o britânico Adam Gemli, com 10s07.

Tão esperada quanto a prova dos 100m em Roma era a de salto em altura. Afinal, o recorde mundial de 2,45m, feito pelo cubano Javier Sotomayor em 1993, enfim parece alcançável. Líder do ranking mundial com 2,41m, Ivan Ukhov decepcionou e ficou apenas na quinta colocação, com 2,28m.

Mas o catariano Mutaz Essa Barshim salvou o dia e saltou 2,41m para bater o novo recorde asiático, igualando também a melhor marca já feita na Diamond League e o melhor salto realizado em solo europeu em todos os tempos. Ele ainda tentou 2,43m, mas não passou.

continua após a publicidade

Na história, só dois atletas saltaram mais alto do que Barshim: Sotomayor (quatro vezes) e o sueco Patrik Sjoberg, que passou 2,42m em 1987. Com 2,41m, no ranking de todos os tempos, aparecem Ukhov, Barshim e o ucraniano Bohdan Bondarenko, que ficou com a prata em Roma, com 2,34m.

OUTRAS PROVAS – No salto triplo feminino, vitória da colombiana Caterine Ibarguen, com 14,48m, ampliando a liderança no ranking da Diamond League. O mesmo para a neozelandesa Valerie Adams no arremesso de peso. Ambas já haviam vencido em Doha (Catar).

continua após a publicidade

Nos 400m, Lashawn Merritt (EUA) praticamente não teve adversários para ganhar com 44s48, enquanto que nos 200m a vitória foi de Alonso Edward, do Panamá. Já nos 100m com barreiras para mulheres, Brianna Rollison, dos EUA, chegou na frente com 12s53 e agora lidera o ranking mundial. Todas as quatro primeiras colocadas fizeram o melhor tempo delas na temporada.