Sem alarde, o Santos contratou nesta sexta-feira mais um reforço, o quarto da temporada. Trata-se de Bernardo, de 21 anos, formado pelo Cruzeiro e que se destacou no ano passado no Vasco. Ele não poderá ser escalado em jogos da Copa Libertadores (ficou na reserva contra o Nacional, do Uruguai, pelo Vasco) e nem do Campeonato Paulista, em razão de ter terminado o prazo de inscrições.

continua após a publicidade

Os três primeiros reforços santistas, todos de graça, foram os laterais Juan e Gerson Magrão (esquerdos) e Fucile (direito). Segundo os dirigentes santistas, Bernardo foi indicado por Muricy Ramalho por ter o perfil do time e ser jovem, além de ser amigo de Neymar, com quem jogou nas seleções da base.

O meia deverá ir ao Centro de Treinamento Rei Pelé segunda-feira para fazer os exames médicos e assinar contrato até 31 de dezembro. O Santos não pagará nada pelo empréstimo e terá a opção de compra dos direitos econômicos no fim do ano.

Bernardo é meia destro, tem bom domínio de bola, qualidade no passe e chuta bem de fora da área. Natural de Sorocaba, ele se tornou profissional em 2009 no Cruzeiro, após ter se destacado na Copa São Paulo de Juniores. Em maio de 2010 foi emprestado ao Goiás e em janeiro de 2011 foi cedido, também por empréstimo, ao Vasco.

continua após a publicidade

No começo do ano, Bernardo tentou a liberação do Vasco através de ação trabalhista, sob alegação de salários atrasados. No começo da semana, ele retirou a ação, mas não foi reintegrado porque ficou sem ambiente no clube. O acertou entre atleta e Santos foi confirmado pelo empresário de Bernardo, Léo Rabello.