O Brasil foi derrotado por 2 x 1 pela Argentina, neste domingo, em Manizales, mas mesmo assim terminou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em segundo lugar, pois levou vantagem no saldo de gols. Evandro fez o gol brasileiro, enquanto Zabaleta e Messi marcaram para a seleção platina.
O título do Sul-Americano foi conquistado pela Colômbia, que derrotou a Venezuela por 2 x 0, gols de Marruga e Rodallega. Além de Colômbia, Brasil e Argentina, o Chile garantiu a quarta vaga do continente para o Mundial da Holanda, ao empatar por 2 x 2 com o Uruguai, sábado.
O primeiro tempo do grande clássico sul-americano foi bastante equilibrado, com poucas chances de gol. A primeira delas, aos 30min, foi da Argentina: Zabaleta arriscou de longe e Renan fez bela defesa. Aos 43min, Evandro recebeu livre na área, mas preferiu fazer o passe para Diego Barcelos, quando deveria ter tentado bater para o gol.
A partida melhorou na segunda etapa. Aos sete minutos, Rafael Sobis deum bom passe para Evandro, que driblou Biglia e colocou no ângulo do goleiro argentino Ustari: Brasil 1 x 0. A Argentina partiu atrás do empate e Renan, aos 11min, evitou o gol por duas vezes, em conclusões de Lavezzi e Peironi.
Aos 21min, porém, os platinos chegaram ao empate: após cruzamento de direita, Zabaleta cabeceou, sem chance para Renan. Depois de chegar ao empate, a Argentina passou a dominar e chegou ao segundo aos 30min, quando Messi completou passe de Barroso. No fim, o brasileiro Filipe recebeu cartão vermelho.
BRASIL 1 x 2 ARGENTINA
Brasil
Renan, Rafinha, Leonardo, João Leonardo e Filipe; Alê, Diego, Fernandinho e Evandro (Renato); Rafael Sobis (Quirino) e Diego Barcelos (Paulinho Betanin).
Técnico: Renê Weber
Argentina
Ustari, Garay (Maydana), Abraham e Barrientos; Barroso, Torres, Zabaleta, Biglia, e Cardozo; Formica (Lavezzi) e Peironi (Messi)
Técnico: Hugo Tocalli
Local:: Estádio Palogrande, Manizales-COL
Árbitro: Martin Vázquez (Uruguai)
Cartões amarelos: Garay, Rafinha, Cardozo, Barroso, João Leonardo
Cartão vermelho: Filipe
Gols: Evandro, aos sete, Zabaleta, aos 21min, e Messi, aos 30min do segundo tempo