Como era esperado, nem Minas Gerais conseguiu deter a campanha vitoriosa e invicta da seleção feminina infanto-juvenil do Paraná na disputa do 13.º Campeonato Brasileiro da 1.ª Divisão, Grupo 3, da Confederação Brasileira de Basquete.
Ontem à tarde, na cidade de Xanxerê, Santa Catarina, onde acontece o certame nacional, as “estrelas” da federação paranaense não tomaram conhecimento do selecionado mineiro, ao qual derrotaram tranqüilamente pelo marcador de 66×43. Foi, é certo, o adversário mais difícil das paranaenses neste turno seletivo, que na Chave “A” teve também os selecionados de Goiás e de Rondônia, os quais foram massacrados pela seleção paranaense por 120×14 e 85×23, respectivamente.
Com o brilhante resultado frente às mineiras, terceira vitória consecutiva, as paranaenses passaram para uma das semifinais que serão disputadas na tarde/noite desta sexta-feira. O adversário da seleção do Paraná dependerá dos resultados dos jogos de ontem à noite, pela Chave “B”, tanto podendo ser Santa Catarina, como Mato Grosso ou Distrito Federal, os mais prováveis. Até encerrarmos esta edição, não tínhamos ainda os resultados da etapa de ontem à noite.
De qualquer forma, a seleção do Paraná está cotadíssima para chegar ao título brasileiro dessa categoria. O escrete de Santa Catarina, pelo retrospecto, é tido como o rival de maior potencial e força das paranaenses.
Até a hora em que encerrávamos esta edição, a Confederação Brasileira de Basquete já havia homologado os seguintes resultados, todos pelos turnos seletivos das chaves “A” e “B”: Paraná 120×14 Goiás, Minas Gerias 72×41 Rondônia, Santa Catarina 108×21 Tocantins, Mato Grosso 81×28 Distrito Federal, Paraná 85×23 Rondônia, Minas Gerais 141×20 Goiás, Santa Catarina 93×53 Distrito Federal, Mato Grosso 61×18 Tocantins, e Paraná 66×3 Minas Gerais.
As duas semifinais serão disputadas na tarde/noite de hoje, numa das quais está o Paraná, provavelmente frente a Mato Grosso ou Distrito Federal. A outra semifinal deverá ter Minas Gerais e Santa Catarina.
A final e decisão do título acontece neste sábado, entre os vencedores das duas semifinais de hoje; o terceiro e quarto lugares será disputado entre os perdedores das duas semifinais desta sexta-feira (cruzamento olímpico).