A surpreendente seleção masculina de vôlei da Eslovênia, vice-campeã europeia no ano passado, será a adversária do Brasil em 2016. As equipes farão dois amistosos em Montes Claros, Minas Gerais, nos dias 21 e 23 de maio. A Liga Mundial, principal torneio preparatório para os Jogos Olímpicos do Rio, terá início apenas em 16 de junho.
Apesar do vice-campeonato europeu, eliminando Itália e Polônia e perdendo apenas para a França na final, a Eslovênia não estará no Rio. Entre os europeus, estão classificados Rússia (campeã do Pré-Olímpico Europeu) e Itália (vice da Copa do Mundo). França e Polônia ainda brigam pela classificação pelo Pré-Olímpico Mundial.
Ainda assim o técnico Bernardinho entende que os amistosos contra a Eslovênia podem ser um bom teste para o Brasil antes da Liga Mundial. Neste torneio, a seleção poderá fazer até 13 jogos num espaço de um mês, passando por quatro países.
O Brasil estreia em casa, no Rio, enfrentando Irã, Argentina e EUA, vai à Belgrado pegar Sérvia, Irã e Bulgária e depois para em Nancy para jogar contra Polônia, Bélgica e França. A fase final será na Polônia, em sede ainda não apontada.