A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou neste domingo o pentacampeonato do Torneio de Montreux, na Suíça. Em mais uma boa exibição, a equipe superou a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/23, após 1h17min de partida.
Os destaques da vitória foram Sheila – melhor pontuadora da partida com 14 pontos – e Fabiana, que marcou 12. A levantadora Dani Lins também atuou bem, e além de distribuir o ataque conseguiu três pontos no saque.
A equipe começou bem a partida e mostrou uma recepção bem estruturada, aproveitou os erros das italianas e não teve muitas dificuldades para fechar a parcial.
No começo do segundo set, a recepção começou a falhar e o passe para ataque ficou ruim, permitindo que as italianas abrissem vantagem de 14 a 11. Foi então que o técnico Zé Roberto parou o jogo, pediu maior atenção aos detalhes do passe, o time voltou diferente e virou o placar.
As brasileiras voltaram a errar no terceiro set. Muito renovada, a equipe voltou a mostrar falhas no entrosamento, e permitiu que a Itália fizesse 20 a 14. Com desvantagem de 22 a 17, o técnico José Roberto mais uma vez parou o jogo, orientou o ataque e o Brasil virou com sequência de bloqueios e ataques empolgantes, fazendo 25 a 23.
O título foi o quinto das brasileiras na Suíça, e soma-se às conquistas de 1994, 1995, 2005 e 2006. A Itália, que disputou a competição com um time B – a seleção principal se prepara para o Campeonato Europeu – venceu o torneio suíço em 2004.