A seleção brasileira feminina de vôlei venceu sua quarta partida no Torneio de Montreux, na Suíça, e garantiu vaga na final da competição. Neste sábado, a equipe comandada por José Roberto Guimarães bateu a Holanda nas semifinais por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/20 e 25/16.
A decisão do campeonato será disputada no domingo, às 11 horas (de Brasília). As brasileiras enfrentarão a equipe vencedora do confronto entre China e Itália, que acontece ainda na tarde deste sábado.
O placar de 3 sets a 0 sugere que a vitória do Brasil foi tranquila, mas a equipe apresentou falhas e teve dificuldades em todas as parciais da partida. No primeiro set, a equipe chegou a ficar atrás diversas vezes até reagir e a partir do 19º ponto.
O segundo set começou novamente com pressão das holandesas, mas o Brasil errou menos e conseguiu chegar à vitória com boas apresentações da líbero Fabi e da meio-de-rede Fabiana. O terceiro set repetiu o segundo, com as brasileiras na liderança pela maior parte do tempo corrigindo erros e variando muito no ataque.
A seleção brasileira tem utilizado o torneio de Montreux para mesclar jogadoras jovens com as que conquistaram o ouro olímpico em Pequim. A equipe tenta o quinto título no torneio, e o primeiro desde o bicampeonato em 2005/06 – antes, venceu também em 1994 e 1995.