A seleção feminina brasileira de vôlei terminou a temporada de 2009 com um excelente desempenho. Dos 45 jogos disputados, apena duas derrotas: para a República Dominicana, em junho e para a Itália, em novembro, na Copa dos Campeões.
Com as 43 vitórias (28 por 3-0, 11 por 3-1 e 4 por 3-2) e os seis títulos conquistados, o Brasil terminou o ano com o excelente aproveitamento de 96%. O técnico José Roberto Guimarães analisou a participação brasileira na Copa dos Campeões e fez um balanço do ano de 2009.
“O importante na Copa dos Campeões foi ter jogado com a Itália e ver como a equipe está se comportando. Na minha opinião, a Itália está em um nível um pouco acima e é o time a ser batido.
Agora temos que começar a pensar no ano que vem. Fizemos muitos jogos, muitas viagens, e o cansaço foi tremendo. Foi uma temporada de ouro, muito boa”, disse.
Caso o Brasil vencesse a Copa dos Campeões no Japão, conquistaria seu décimo título consecutivo, já que desde julho de 2008, sempre ocupou o lugar mais alto do pódio.