A seleção brasileira feminina de futebol já conhece os seus primeiros adversários na luta pela inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Sorteio realizado nesta terça-feira (23) definiu que a equipe liderada pela craque Marta vai disputar o Grupo E do torneio contra as seleções da Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões.
Sem ser cabeça de chave na Olimpíada, a seleção brasileira corria o risco de cair no mesmo grupo do Japão, atual campeão mundial, mas teve sorte na definição dos grupos ao entrar na mesma chave da anfitriã Grã-Bretanha e de outras equipes sem tradição no futebol feminino.
A estreia do Brasil no torneio olímpico feminino de futebol será em 25 de julho, em Cardiff, contra a seleção de Camarões. A equipe volta a jogar na cidade galesa no dia 28, contra a Nova Zelândia. A seleção brasileira encerra a sua participação na fase de grupos em 31 de julho, no Estádio de Wembley, em Londres, contra a Grã-Bretanha.
Os dois primeiros colocados de cada um dos três grupos e dois melhores terceiros lugares se classificam para as quartas de final do torneio olímpico de futebol feminino. Caso avance na liderança, o Brasil vai enfrentar no primeiro mata-mata um dos melhores terceiros colocados. Se a equipe se classificar na segunda posição, duelará com o segundo colocado do Grupo F, que conta com Japão, Canadá, Suécia e África do Sul.
A medalha de ouro será disputada no dia 9 de agosto, no Estádio de Wembley. O torneio olímpico de futebol feminino é disputado desde os Jogos de Atlanta. Após ficar em quarto lugar nas edições de 1996 e 2000, o Brasil foi vice-campeão em 2004 e 2008. Nas duas finais, a equipe foi derrotada pelos Estados Unidos, que estão no Grupo G, ao lado de França, Colômbia e Coreia do Norte.
Confira os grupos do torneio olímpico de futebol feminino:
Grupo E
Grã-Bretanha
Nova Zelândia
Camarões
Brasil
Grupo F
Japão
Canadá
Suécia
África do Sul
Grupo G
Estados Unidos
França
Colômbia
Coreia do Norte