Vice-campeãs da Copa do Mundo da China e medalhas de ouro no Pan-Americano do Rio, as jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol ainda não receberam da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a premiação referente às duas competições. A informação foi relatada ao Estado pelo pai de uma das atletas da equipe, que preferiu não se identificar. Ele acompanhou o dia-a-dia das meninas no Mundial, encerrado há 25 dias – o Pan acabou em julho.

continua após a publicidade

De acordo com a CBF, o pagamento será efetuado tão logo a Fifa repasse à entidade a soma do prêmio que lhe cabe pelo vice-campeonato mundial. Isso, às vezes, demora meses. Os pentacampeões de 2002 só receberam o prêmio em janeiro de 2003. O argumento pode justificar o atraso com relação à premiação pelo segundo lugar na China. Mas não explica o não-pagamento pelo ouro no Pan.

A CBF comunicou que o valor a ser pago pelo segundo lugar na China seria proporcional àquele destinado aos pentacampeões de 2002 – cada titular recebeu US$ 150 mil, cerca de R$ 290 mil.

continua após a publicidade