Em jogo equilibrado, a seleção brasileira do técnico Bernardinho foi surpreendida nesta quarta-feira (11) pela Bulgária na abertura da fase final da Liga Mundial de Vôlei. Os brasileiros caíram por 3 sets a 2, com parciais de 21/25, 25/20, 21/25, 25/23 e 15/12, em partida disputada no Ginásio Spodek, na cidade de Katowice, na Polônia.
Com o resultado, o Brasil perdeu o aproveitamento de 100% na competição – na primeira fase, a equipe havia vencido os 12 jogos disputados contra Coréia do Sul, Finlândia e Canadá. De quebra, os jogadores viram desmoronar uma invencibilidade de 20 partidas, que vinha desde o Mundial do Japão, em 2006.
Na quinta-feira, a Bulgária enfrentará a Rússia, que compõe o grupo ao lado do Brasil. Se os búlgaros ganharem, eles garantirão vaga nas semifinais, uma vez que os dois melhores de cada chave avançam – o outro grupo tem Polônia, França e Estados Unidos.
Para avançar, o Brasil precisará vencer a Rússia na próxima sexta-feira, às 12 horas de Brasília. Se os russos bateram a Bulgária e perderem para os brasileiros, todos os países da chave ficarão com uma vitória e uma derrota – a decisão ficará para os critérios de desempate, onde contam os pontos de cada set.