A seleção brasileira masculina de basquete passeou em quadra na noite desta sexta-feira no amistoso diante do Uruguai, disputado na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Com extrema facilidade, o Brasil venceu por 72 a 50 no ginásio poliesportivo da cidade. O jogo foi o primeiro teste na preparação do time para a disputa do Campeonato Sul-Americano.
A equipe brasileira foi comandada pelo assistente técnico João Marcelo Leite, que esteve à frente do Paulistano na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Assim, o novo treinador da seleção, o argentino Rubén Magnano, segue sem fazer a sua estreia no comando do time. Nesta sexta, ele esteve presente nas arquibancadas do ginásio.
Frágil, o Uruguai pouco fez para tentar evitar a vitória do Brasil. Apenas no segundo quarto os uruguaios endureceram o jogo e chegaram a diminuir a diferença para nove pontos. No terceiro período, porém, a seleção deslanchou de vez e abriu 55 a 36, precisando apenas administrar a vantagem no fim da partida.
Apesar da facilidade do triunfo, o Brasil atuou com uma equipe B, que também disputará o Sul-Americano. Entre os convocados para a competição continental, apenas o armador Fúlvio e os pivôs Murilo e JP Batista têm boas chances de seguir no time que jogará o Mundial da Turquia, no final de agosto.
A seleção volta a enfrentar o Uruguai em mais um amistoso neste sábado, desta vez em Porto Alegre, no Ginásio Tesourinha, às 19 horas. O Sul-Americano acontece entre os dias 26 e 31 de julho, em Neiva, na Colômbia, e dá quatro vagas para o Pré-Olímpico, além de classificar três times para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.