O técnico Moncho Monsalve divulgou nesta segunda-feira a convocação da seleção masculina de basquete para a disputa da Copa América, torneio no qual o Brasil busca a vaga para o Mundial do ano que vem, na Turquia. Os destaques da lista do treinador espanhol foram os jogadores que atuam na NBA: o ala/armador Leandrinho, do Phoenix Suns, e o ala/pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers. Já o pivô Nenê, do Denver Nuggets, ficou de fora.

continua após a publicidade

Enquanto Nenê ainda se recupera de uma fratura no antebraço esquerdo, sofrida no último jogo do Nuggets pelos playoffs da NBA, o Brasil poderá contar com outro jogador importante: o pivô Tiago Splitter, que joga pelo Tau Cerámica, da Espanha. Além de Splitter, o também pivô João Paulo Batista, o ala Guilherme Giovannoni e o armador Marcelinho Huertas foram outros atletas convocados que também atuam na Europa.

O restante da lista de 20 jogadores, do qual oito ainda serão cortados até a Copa América, é formada basicamente por destaques do Novo Basquete Brasil (NBB), sendo quatro deles do campeão Flamengo – o armador Duda, os alas Marcelinho Machado e Jeferson Willian, e o pivô Rafael “Baby” Araújo. O técnico Moncho ainda chamou mais dois jogadores que chegam como convidados e treinarão junto com a seleção: o armador Luiz Felipe Lemes e ala/pivô Mineiro.

Na preparação para a Copa América, que será realizada de 26 de agosto a 6 de setembro, em Porto Rico, o Brasil disputará duas competições. No Rio de Janeiro, joga o Torneio Internacional Eletrobrás, e depois atua na Copa Tuto Marchand, já em território porto-riquenho. A apresentação do elenco está marcada para o próximo dia 26, em São Paulo. Após realizar exames médicos e testes físicos, a seleção começará os treinos no ginásio do Paulistano.

continua após a publicidade

A estreia na Copa América será no dia 26 de agosto, contra a República Dominicana. O Brasil está no Grupo B, que conta ainda com Argentina, Venezuela e Cuba. Na primeira fase, as equipes jogam entre si e as quatro melhores se classificam para a segunda etapa, quando os times jogam contra as seleções da outra chave – Canadá, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e Uruguai.

Os quatro melhores ao final destes confrontos garantem vaga no Mundial de 2010, que já tem a anfitriã Turquia e os Estados Unidos classificados. Para decidir o campeão da Copa América, ainda serão disputadas semifinais e final.

continua após a publicidade

Lista de convocados para a Copa América:

Armadores

Manteiguinha – Joinville (SC)

Duda – Flamengo (RJ)

Fúlvio de Assis – C.B. Granada (Espanha)

Marcelinho Huertas – GMAC Bologna (Itália)

Ala/armadores

Diego Pinheiro – Brasília (DF)

Jonathan Tavernari – BYU Utah (Estados Unidos)

Leandrinho – Phoenix Suns (Estados Unidos)

Alas

Alex Garcia – Brasília (DF)

Jeferson Willian – Flamengo (RJ)

Guilherme Giovannoni – Virtus Bologna (Itália)

Guilherme Teichmann – Limeira (SP)

Marcelinho Machado – Flamengo (RJ)

Alas/pivôs

Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers (Estados Unidos)

Olivinha – Pinheiros (SP)

Lucas Cipolini – BYU Hawaii (Estados Unidos)

Murilo Becker – Minas (MG)

Pivôs

João Paulo Batista – Le Mans (França)

Paulão Prestes – Clinicas Rincón Axarquia (Espanha)

Rafael “Baby” Araújo – Flamengo (RJ)

Tiago Splitter – Tau Cerámica (Espanha)