A Arena da Baixada, em Curitiba, não irá receber nenhum jogo da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. A exclusão do estádio atleticano do roteiro de jogos do Brasil deve-se à capacidade da praça esportiva, que quando concluída receberá no máximo 42 mil pessoas.
Reportagem publicada neste domingo (26), no jornal Folha de S. Paulo, assinada pelos repórteres Martín Fernandez e Sérgio Rangel, que estão na Argentina cobrindo a seleção brasileira na Copa América, afirma que a Fifa já definiu que o Brasil vai jogar apenas nos maiores estádios, ou seja, só nas sedes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte com certeza e, talvez, nas sedes de Fortaleza, Salvador e Porto Alegre. A capacidade mínima de todos os estádios dessas cidades é de 60 mil expectadores.
A reportagem exclui as cidades de Manaus, Cuiabá, Recife, Natal e Curitiba do roteiro brasileiro rumo ao hexa. Os estádios dessas cidades terão capacidade em torno de 40 mil pessoas.
Histórico
Esta será a segunda vez que uma Copa do Mundo será jogada em Curitiba. Em 1950, a Vila Capanema, estádio do Paraná Clube, foi o placo dos jogos, mas também não recebeu nenhuma partida do Brasil. Nas eliminatórias da Copa de 2002, o Estádio Couto Pereira, do Coritiba, recebeu a vitória brasileira sobre a seleção chilena por 2 a 0.
Para Fifa, as partidas das eliminatórias são consideradas da primeria fase da Copa do Mundo. O que normalmente os torcedores brasileiros definem como a Copa do Mundo é a fase final do torneio, nos conceitos da Fifa. Por isso, esse jogo no Couto Pereira pode ser considerado como o único jogo do Brasil por uma Copa do Mundo em Curitiba.