As seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei conheceram nesta quarta-feira os adversários e a sequência de jogos que terão na busca pelos títulos da Copa do Mundo – ambos os naipes serão realizados no Japão. As mulheres, que lutam por um título inédito, irão competir primeiro, entre os dias 14 e 29 deste mês. Na sequência, entre os dias 1.º e 15 de outubro, o time masculino buscará a terceira conquista.
A seleção feminina dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães viajará nesta sexta-feira para um período de aclimatação em Tóquio. O time estreará na competição no dia 14, na cidade de Hamamatsu, contra a Sérvia. A equipe será formada pelas levantadoras Macris e Roberta; as opostas Sheilla e Lorenne; as ponteiras Gabi, Drussyla, Amanda e Gabi Cândido; as centrais Bia, Mara, Carol e Fabiana; e as líberos Léia e Camila Brait.
Zé Roberto Guimarães comentou sobre a expectativa para a competição e falou do momento atual do time. “Conquistamos o Sul-Americano no último domingo e foi uma vitória importante para mantermos a hegemonia na América do Sul. Na Copa do Mundo teremos a oportunidade de enfrentar seleções de escolas diferentes e será uma boa preparação para os Jogos Olímpicos do próximo ano”, disse o treinador, que ainda comentou sobre a ausência dos nomes da ponteira Natália e da oposta Tandara.
“Não contaremos com algumas jogadoras importantes. A Natália pediu um tempo para cuidar do joelho direito que a incomodou nas duas últimas temporadas. Já a Tandara tem algumas questões particulares e segue em recuperação da lesão no tornozelo esquerdo que aconteceu no campeonato chinês. Precisamos respeitar essas situações”, completou.
O time masculino, comandado pelo técnico Renan Dal Zotto, terá a sua Copa do Mundo disputada na sequência do feminino. A equipe fará a sua estreia na competição no dia 1.º de outubro contra o Canadá. Antes dela, o Brasil ainda disputará o Sul-Americano entre os próximos dias 10 e 14, no Chile.
Na Copa do Mundo, as 12 seleções se enfrentam e a equipe que somar o maior número de pontos se sagrará a campeã. A competição conta com os atuais campeões mundiais (Sérvia, no feminino, e Polônia, no masculino), o Japão (país sede) e as duas melhores seleções de cada continente no ranking mundial.
Confira os jogos das seleções brasileiras na Copa do Mundo:
FEMININO
Hamamatsu (Japão)
14/09 (sábado) – Brasil x Sérvia, às 5 horas (de Brasília)
15/09 (domingo) – Brasil x Argentina, às 5 horas
16/09 (segunda-feira) – Brasil x Holanda, às 5 horas
18/09 (quarta-feira) – Brasil x Quênia, às 6 horas
19/09 (quinta-feira) – Brasil x Estados Unidos, às 6 horas
Sapporo (Japão)
22.09 (domingo) – Brasil x China, às 3 horas
23.09 (segunda-feira) – Brasil x República Dominicana, à 0h30
24.09 (terça-feira) – Brasil x Japão, às 7h20
Osaka (Japão)
27.09 (sexta-feira) – Brasil x Camarões, às 2 horas
27.09 (sexta-feira) – Brasil x Coreia do Sul, às 23 horas
29.09 (domingo) – Brasil x Rússia, às 2 horas
MASCULINO
Nagano (Japão)
01.10 (terça-feira) – Brasil x Canadá, às 6 horas (de Brasília)
02.10 (quarta-feira) – Brasil x Austrália, às 6 horas
04.10 (sexta-feira) – Brasil x Egito, às 6 horas
05.10 (sábado) – Brasil x Rússia, às 2 horas
06.10 (domingo) – Brasil x Irã, às 2 horas
Hiroshima (Japão)
09.10 (quarta-feira) – Brasil x Argentina, às 2 horas
10.10 (quinta-feira) – Brasil x Estados Unidos, às 6 horas
11.10 (sexta-feira) – Brasil x Tunísia, às 2 horas
13.10 (domingo) – Brasil x Polônia, às 3 horas
14.10 (segunda-feira) – Brasil x Japão, às 7h20
15.10 (terça-feira) – Brasil x Itália, às 3 horas