Guadalajara – Sem contar com alguns de seus principais jogadores, a seleção brasileira masculina de basquete estreou com uma vitória difícil e apertada no Pan. Após um mau começo, o Brasil conseguiu melhorar nos dois últimos quartos e derrotou o Uruguai por 80 x 71. Agora, volta a jogar já hoje, contra os Estados Unidos.
Para a disputa do Pan, o técnico Ruben Magnano não pôde contar com vários jogadores que ajudaram o Brasil a conquistar a vaga olímpica, no começo de setembro, na Argentina. Assim, o treinador apostou num grupo renovado, com alguns novatos como Cristiano Felício e Bruno Irigoyen -ambos de 19 anos. Para completar, a seleção brasileira também teve pouco tempo para treinar. Diante desse cenário, a equipe demorou para se acertar na estreia.
O principal destaque da vitória sobre o Uruguai foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, um dos astros da campanha no Pré-Olímpico da Argentina, que terminou o jogo com 15 pontos e oito rebotes.
Outro veterano do grupo, o ala Marcelinho Machado, que participou dos títulos do Brasil nas últimas três edições do Pan, também teve atuação decisiva no último quarto e ficou com 12 pontos. “Acho que não trabalhamos o suficiente para vir ao Pan. Vamos encontrar esse entrosamento partida a partida”, garantiu o argentino Magnano.