Rio – O recado do técnico Carlos Alberto Parreira foi claro. Quem não aprovar nos dois primeiros jogos da seleção brasileira, pode perder a vaga na rodada seguinte das eliminatórias do mundial de 2006. Ele chegou a ser incisivo quando falou da nova safra de bons jogadores do País e do aproveitamento de Diego e companhia na seleção.
“A renovação já começou”, exclamou, durante a apresentação da equipe, no final da tarde de ontem, no Aeroporto Santos Dumont no centro, para as partidas contra a Colômbia, domingo, em Barranquilla, e Equador, dia 10, em Manaus.
“Após esses dois primeiros jogos, posso fazer mudanças na convocação para enfrentar o Peru (dia 11 de novembro) e Uruguai (18 de novembro). Mas tudo bem devagar e sem pressa.” É claro, no entanto, que alguns craques pentacampeões não correm risco de ficar fora da seleção tão cedo. Como exemplos, Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho.
Durante os treinos que começam hoje e vão até sexta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, Parreira destacou que o seu objetivo será o de fazer “experiências no time”. Só revelará a equipe titular no sábado à tarde.
Ele torce para que não chova na região serrana, o que prejudicaria a preparação. “Vamos ter pelo menos um treino importante por dia.” Um dos poucos atletas a dar entrevista, o meia Alex, do Cruzeiro, lembrou que todos devem brigar por um espaço. Considerou, ainda, que a falta de entrosamento será a principal dificuldade para o Brasil nesses dois primeiros jogos.
“A sorte da equipe é justamente ter uma base montada do Mundial. E isso tem que prevalecer”, frisou Alex, que pediu atenção a todos os jogadores colombianos e não somente ao atacante Aristizábal, seu companheiro cruzeirense. “Um jogador como ele é difícil de ser marcado, porque sempre pode fazer alguma coisa diferente, mas nossa preocupação deve ser com todos.”
O meia Emerson chegou primeiro à Granja Comary e até treinou hoje no local. O atacante Ronaldinho Gaúcho só deve se apresentar amanhã à tarde.
Colômbia ainda tem 2 desfalques
Barranquilla – A seleção colombiana ainda não está completa nos treinos de preparação para o jogo contra o Brasil. A equipe começou o trabalho na segunda-feira, mas os atacantes Aristizábal e Becerra não se apresentaram até agora.
Jogador do Cruzeiro, Aristizábal tem liberação do técnico Francisco Maturana para se juntar à seleção apenas hoje. Já Becerra, que atua no Al Jazeera, dos Emirados Árabes, era esperado ontem em Barranquilla. Os dois têm boas chances de serem os titulares do ataque colombiano contra o Brasil.
O Brasil terá que enfrentar um estádio lotado contra a Colômbia. Segundo o vice-presidente da Federação Colombiana de Futebol, Hernán Yunis, os ingressos para o jogo já estão praticamente esgotados. A previsão é de 47.500 pessoas.