Metade dos 12 clubes que vão participar do Estadual 2013 já confirmaram seus treinadores. Das quatro equipes do Interior que tiveram melhor participação no Campeonato Paranaense deste ano, apenas uma apostou em mudanças no cargo. As outras três optaram pela manutenção dos comandantes para o ano que vem. Foram confirmadas as permanências de Paulo Turra, no Cianorte; Cláudio Tencatti, no Londrina, e Lio Evaristo, no Operário de Ponta Grossa. Entre as caras novas estão Sandro Forner, no J. Malucelli; Salim Youssef, no Rio Branco, e Zezito Araújo da Silva, no Arapongas.
O primeiro treinador confirmado para o Campeonato Paranaense 2013 foi Paulo Turra. Em julho, ainda no decorrer da Série D do Brasileiro, torneio em que o Cianorte obteve a 5.ª colocação, o treinador já havia conversado com a diretoria para renovar. A pressa em mantê-lo, garante o diretor de futebol do Leão do Vale, Adir Kist, foram os bons resultados. “Foi graças ao trabalho realizado o ano inteiro”, diz. Turra também tinha propostas para trabalhar no Rio Grande do Sul.
No grupo dos remanescentes também está o técnico que há tempo treina uma mesma equipe no futebol paranaense. Cláudio Tencatti, do Londrina, iniciará no próximo Estadual sua terceira temporada entre os profissionais do clube. “É um treinador altamente qualificado e de confiança”, diz o gerente de futebol do Tubarão, João Severo, sobre a renovação de contrato.
Campeão do interior no Estadual 2012, o Arapongas é o único do grupo dos “bem sucedidos” que trocou o comando técnico. A justificativa foi a eliminação na 1.ª fase da Série D do Brasileiro. “Tínhamos um grupo com qualidade e que poderia ter chegado mais longe”, alega o diretor de futebol Sidiclei Menezes. Por isso, foi contratado Zezito Araújo da Silva, que teve passagens recentes por equipes mineiras como Caldense e Valeriodoce. Ele substitui Paulo Roberto dos Santos.
Entre os que buscam renovação, o J. Malucelli decidiu apostar em um estreante. Sandro Forner foi promovido das categorias de base do J. Malucelli, onde já havia atuado como auxiliar e interino. “A diretoria resolveu dar uma oportunidade, pois a maior parte (do elenco atual) ele já conhece”, afirma o diretor de futebol da equipe, Rui Wisniewski.