Genebra – Seis brasileiros concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2004. Ontem, a Fifa anunciou uma lista com 35 nomes que servirá de base para a eleição. Entre os indicados estão velhos conhecidos, como Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Cafu. Mas a seleção traz pela primeira vez Adriano e Kaká, ambos em grande fase no futebol italiano.
Isso sem contar o brasileiro naturalizado português Deco, que também faz parte da lista da Fifa. O anúncio do vencedor será feito no dia 20 de dezembro, em Zurique. Participam da votação os técnicos e, pela primeira vez, os capitães das seleções nacionais.
No ano passado, o vencedor foi o francês Zidane. Com isso, ele igualou a marca de Ronaldo, outro que ganhou três vezes o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo.
Liderança
O Brasil é ainda o País com o maior número de indicações em 2004. Os ingleses seguem de perto, com cinco nomes. O atacante Thierry Henry, um dos três franceses indicados ao prêmio, é também apontado como um dos favoritos na eleição. Outros astros citados são Andrey Shevchenko, Ruud van Nistelrooy Pavel Nedved, Zinedine Zidane e David Beckham.
Se o Brasil é o país com maior número de indicações, o Real Madrid conseguiu o maior número de representantes na lista entre os clubes. Embora o time esteja vivendo um momento de crise no Campeonato Espanhol, tem 7 indicados. O Barcelona vem em segundo lugar, com quatro nomes, ao lado do Manchester United.
Mulheres
A Fifa também indicou 21 nomes para escolher a melhor atleta do futebol feminino em 2004. E o Brasil, que conseguiu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, emplacou 4 jogadoras: Cristiane, Formiga, Marta e Pretinha. Os Estados Unidos são o país com mais concorrentes: 5.