O chefe do comitê de inspetores do COI disse nesta sexta-feira, último da visita em Madri, que a segurança contra ações terroristas será um importante tópico para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nawal el Moutawakel afirmou ser fundamental que uma cidade tenta capacidade para “organizar Jogos seguros”.

continua após a publicidade

O ministro do Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse, porém, que os militantes separatistas bascos do ETA não são um risco para os Jogos de 2016, caso Madri seja escolhida para receber o evento. Ele lembrou que as forças de segurança do país têm experiência em competições esportivas internacionais.

“Não teremos que nos preocupar com Eta em 2016”, disse. Porém, a Espanha sofreu com 216 atentados em 1982, quando recebeu a Copa do Mundo, e 51 em 1992, quando a cidade de Barcelona sediou os Jogos Olímpicos. O ETA matou mais 825 pessoas em seus 40 amos de luta pela independência do País Basco.

Nawal el Moutawakel disse que o COI ficou “muito impressionado” com os planos da candidatura de Madri. Opiniões parecidas já haviam sido dadas durante as passagens da entidade por Chicago, Tóquio e Rio de Janeiro, as outras três cidades que tentam sediar a Olimpíada de 2016. A sede será escolhida no dia 2 de outubro.

continua após a publicidade