O Campeonato Brasileiro da Série A chegou a sua metade e promete pegar fogo nas 18 rodadas restantes. Este é um dos campeonatos mais equilibrados na era dos pontos corridos.
O líder Palmeiras tem na cola o poderoso São Paulo, atual tricampeão consecutivo do torneio. O Goiás vem em uma crescente na competição, enquanto que o Internacional, com dois jogos a menos do que os adversários, e o Atlético Mineiro, com um jogo a menos, correm por fora na luta pelo título.
Segundo o site infobola, do matemático Tristão Garcia, o Porco tem 24% de chances de ser o campeão, enquanto que o Tricolor Paulista aparece com 25%. O Inter tem 20%. Para Libertadores, o São Paulo aparece com 74% de chances, enquanto que o Palmeiras tem 73%.
Rebaixamento
Vários times figuram na zona de baixo da tabela. Ao todo, no atual momento do certame, oito times “brigam” pelas quatro vagas à Série B de 2010. O número mágico para escapar é 47 pontos, mas pode variar no decorrer do campeonato.
O Sport, último colocado com 13 pontos, tem que ganhar 11 de 18 jogos para escapar, o que representa 96% de chances de ser rebaixado. O Fluminense, penúltimo colocado com 15 pontos, tem 85% de chances de figurar na segunda divisão em 2010.
Os times paranaenses não estão bem no campeonato e também correm risco. O Coritiba, que se recuperou e vem de duas vitórias seguidas, aparece com 30% de chance de cair. No quesito Libertadores, a chance é de apenas 1%. O Atlético, que após vencer quatro partidas seguidas voltou a perder, tem 17% de chances de cair e 2% para se classificar a maior competição das Amércias.
Série B
Na Segunda Divisão, o Paraná Clube, que vem alternando altos e baixos, precisa de um segundo turno excepcional para voltar à Primeira Divisão.
O Tricolor é o 11.° colocado,com 24 pontos e a seis do Ceará, o quarto colocado. Segundo o site chancedegol, o Paraná tem hoje 0,9% de chances de figurar na Série A em 2010, ou seja, menor do que 1%. As chances de o time comandado por Sérgio Soares cair para Série C são de 13,4%.