Briga eterna, a discussão entre atleticanos e coxas-brancas para saber quem tem a maior torcida ganhou um novo capítulo. Na última terça-feira (20), foi divulgada uma nova pesquisa, realizada pela SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas), onde o Coritiba é citado como o clube com a 16ª maior torcida, enquanto o Atlético nem é citado, aparecendo na categoria ‘Outros’. A margem de é de 3,9%.
O objetivo deste levantamento, feito entre 8 e 15 de julho, nem era tanto apontar o tamanho das torcidas, mas sim avaliar os hábitos comerciais dos torcedores. Tanto que apenas 620 pessoas, sendo 380 homens e 240 mulheres, foram ouvidos em todo o Brasil.
Segundo a pesquisa, a maior parte dos coxas-brancas é feminina e gira entre 35 e 54 anos de idade. Mas muito abaixo de Flamengo (21,1%) e Corinthians (13,3%), líderes do ranking. Entre outras surpresas é a presença do Atlético-MG em 15º, muito atrás de Sport e Vitória, 11º e 12º, respectivamente.
Mas o que mais chama a atenção é a ausência do Furacão entre as 20 maiores torcidas do Brasil, ficando atrás, por exemplo de Náutico, Fortaleza e Paysandu. Pela primeira vez desde 1993 o Coxa aparece na frente nestas pesquisas.
No entanto, a SPC e a CNDL tinham como objetivo mostrar quais clubes têm as torcidas mais consumidoras. Até por isso o ranking teve tantas modificações no posicionamento em relação a pesquisas anteriores.
Confira a pesquisa divulgada: