A Arena da Baixada deve ser entregue à Fifa na próxima quinta-feira, sem ter realizado um jogo-teste completo e sem receber a capacidade total de 43 mil pessoas. Um dia antes da entrega das chaves do estádio atleticano para a entidade máxima do futebol mundial, na quarta-feira, data pretendida para o terceiro evento-teste do Joaquim Américo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fará a sua última visita ao palco paranaense da Copa do Mundo antes do Mundial. A expectativa é de que o dirigente encontre o estádio com todas as cadeiras colocadas, diferentemente da sua última visita, no dia 22 de abril, quando 35% dos assentos ainda não haviam sido instalados.

continua após a publicidade

Segundo o coordenador- geral do Estado para assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, Jérôme Valcke virá acompanhado de uma comitiva da Fifa. “O Jérôme (Valcke) estará acompanhado de uma comitiva da Fifa. A visita ao estádio deve durar de três a quatro horas e será um dia antes da Fifa receber as chaves da Arena da Baixada”, detalhou Cunha.

Albari Rosa
Jérôme Valcke passará também pela Arena Pantanal e pelo Beira-Rio.

Jérôme Valcke estará no Brasil para vistoriar, pela última vez, os palcos da Copa do Mundo que ainda não estão totalmente finalizados. Antes de desembarcar em Curitiba, o dirigente da Fifa vai passar pela Arena Pantanal, em Cuiabá e da capital paranaense vai para Porto Alegre, visitar a Arena Beira-Rio. A chegada do secretário-geral da entidade máxima do futebol mundial à Arena da Baixada está prevista para às 12h30 e a visita deve durar no máximo até às 16h30.

Com a visita de Valcke à Arena, a chance da realização do terceiro jogo-teste no estádio atleticano é cada vez menor. Além disso, para que mais um evento pudesse acontecer no Joaquim Américo antes da Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria que aceitar o adiamento da partida entre Corinthians e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, marcada para quarta-feira, às 22h, no Canindé.

continua após a publicidade

Na última quarta-feira, após a realização do segundo evento-teste do estádio atleticano, o presidente Mário Celso Petraglia, sem descartar fazer o jogo-teste no dia 21 entre Atlético e Libertad do Paraguai, afirmou que, em razão da partida estar na grade de programação da Rede Globo, a mudança ficaria inviável. Até o final da tarde de ontem, o jogo entre Corinthians e Atlético, pelo Brasileirão, não havia sido alterado pela CBF.

Testes

continua após a publicidade

Em um dos hotéis de Curitiba que vão receber delegações das seleções que vão jogar na Arena da Baixada e membros da Fifa, integrantes do exército, das forças especiais, do Tigre e do Bope, realizaram uma simulação a possíveis ataques no período da Copa do Mundo na capital paranaense. Mário Celso Cunha afirmou que diversas simulações foram feitas e que os testes foram realizados com sucesso. “Fizemos simulações de sequestradores invadindo o hotel, com a atuação das forças de segurança. Foram simuladas diversas situações, com reféns e atiradores de elite atuando em edifícios vizinhos. Tudo aconteceu muito próximo da realidade e foi muito positivo”, avaliou o coordenador do Estado para assuntos da Copa.