A temporada 2011 da Fórmula 1 começou movimentada, mas com poucas emoções. O primeiro Grande Prêmio do ano aconteceu no autódromo de Melbourne, Austrália, nessa madrugada, e manteve no alto do pódio Sebastian Vettel, da Red Bull. O campeão de 2010 largou na pole e cruzou em primeiro na última volta, seguido de Lewis Hamilton (McLaren) e Vitaly Petrov (Renault).
Os brasileiros se destacaram cada um à sua maneira. Rubens Barrichelo, da Willians, saiu da pista já na primeira volta. Teve uma corrida conturbada e abandonou a poucas voltas do fim. Já Felipe Massa fez uma largada sensacional, pulando da oitava para a quinta posição. Segurou por onze voltas o ímpeto de Jenson Button, da McLaren, protagonizando o melhor pega de todo o GP. Mas, na 11ª volta, foi ultrapassado pelo inglês e também pelo companheiro de equipe, Fernando Alonso. A partir daí a prova reservou poucas emoções.
As novas regras implantadas na categoria garantiram uma corrida agitada. Teve piloto com quatro paradas nos boxes, pois os novos pneus Pirelli confirmaram o que se esperava: duram muito pouco. Os pits começaram na 12ª volta. Cada piloto fez, em média, três paradas. Eles também usaram pela primeira vez a asa traseira móvel, dispositivo que permite garantir menor arrasto aerodinâmico na reta. A novidade, porém, não se confirmou como algo realmente efetivo para facilitar ultrapassagens. Pelo menos numa reta mais curta. O kers também voltou aos bólidos.
Nas últimas voltas, Massa conseguiu imprimir melhor desempenho ao volante da sua Ferrari e ainda registrou a volta mais rápida da prova. Terminou em nono.
GP DA AUSTRÁLIA – CLASSIFICAÇÃO FINAL
1) Sebastian Vettel (Red Bull)
2) Lewis Hamilton (McLaren)
3) Vitaly Petrov (Renault)
4) Fernando Alonso (Ferrari)
5) Mark Webber (Red Bull)
6) Jenson Button (McLaren)
7) Sergio Perez (Sauber)
8) Kamui Kobayashi (Sauber)
9) Felipe Massa (Ferrari)
10) Sebastien Buemi (STR)
11) Adrian Sutil (Force India)
12) Paul di Resta (Force India)
13) Jaime Alguersuari (STR)
14) Nick Heidfeld (Renault)
15) Jarno Trulli (Lotus)
16) Jerome D’Ambrosio (Virgrin)
17) Timo Glock (Virgin)
Não completaram
Rubens Barrichelo (Willians)
Nico Rosberg (Mercedes)
Heikki Kovalainen (Lotus)
Michael Schumacher (Mercedes)
Pastor Maldonado (Willians)
Melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) – 1:28.947 – volta 55