O Atlético abriu contagem regressiva para confirmar vaga na Libertadores da América do ano que vem. Com boa vantagem, e há 12 rodadas no G4 do Campeonato Brasileiro, o Furacão tem a oportunidade de ficar ainda mais perto do torneio continental se vencer nas duas próximas rodadas, quando vai jogar em casa contra Portuguesa e Atlético-MG.

continua após a publicidade

Se ganhar os dois próximos duelos, o Rubro-Negro irá a 51 pontos e ficará a 9 de carimbar a vaga, haja vista que 60 pontos é considerado o número mágico para quem sonha com a Libertadores. A pontuação, neste caso, terá que ser obtida em nove rodadas. Vale lembra ainda que o Atlético pode contar com a ajuda do Atlético-MG. Caso o atual campeão da Libertadores entre no G4, abre vaga para o 5.º colocado do Campeonato Brasileiro. Isso se o Furacão precisar, por que, por enquanto, está caminhando com as próprias pernas.

Para que a equipe siga dependendo apenas de seus esforços para chegar à Libertadores, o técnico Vagner Mancini considera prioridade as duas vitórias dentro de casa. “Esses seis pontos são fundamentais, pois depois vamos depender de nove jogos finais e hoje já temos uma vantagem de oito pontos que é difícil de tirar”, ponderou.

O que preocupa é que, como mandante, o Furacão não tem jogado bem. Nas partidas mais recentes na Vila Capanema, empatou por 1 x 1 contra o Fluminense, perdeu por 5 x 3 para o Vitória e ganhou do Coritiba por 2 x 1, mas sem atuar bem. Apesar da queda recente, o Atlético tem um dos melhores aproveitamentos do Brasileirão, atuando em casa: 66%.

continua após a publicidade

Atento a essa oscilação, Vagner Mancini alerta que todo cuidado. “São importantes esses pontos em casa. Eles precisam ser feitos, mas sabemos que jogar em casa não dá certeza de vitória. Por isso é fundamental que o Atlético tenha postura, pois conseguir essas duas vitórias nos dará a chance de ficar numa situação muito boa”, alertou.

Segundo o site especializado Chance de Gol, o Rubro-Negro tem 90,3% de chances de voltar a disputar a competição continental. Agora, para fazer desses números uma realidade na temporada de 2014, a equipe atleticana precisa pelo menos manter o aproveitamento atual. A começar pelo duelo contra a Lusa, domingo, às 18h30, na Vila Capanema.

continua após a publicidade