Suzuka – O tufão que atrapalhou os treinos passou longe de Suzuka na corrida de ontem e o heptacampeão mundial Michael Schumacher, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio do Japão sob sol e do início ao fim. O pódio foi completado por seu irmão Ralf, da Williams, e o inglês Jenson Button, da BAR.

Correndo diante de 160 mil japoneses, o piloto da casa, Takuma Sato, também da BAR, terminou em quarto lugar, à frente de Fernando Alonso, da Renault, e do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren. Os dois outros pilotos a pontuar foram o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, e o italiano Giancarlo Fisichella, da Sauber.

Os brasileiros Rubens Barrichello, da Ferrari, e Felipe Massa, da Sauber, não foram bem nas duas sessões do treino de classificação, disputadas horas antes da prova, em uma pista com parte seca e outra úmida. Os dois tiveram de fazer uma corrida de recuperação.

Rubinho andou bem e chegou a estar em sexto lugar, mas na 28.ª volta se envolveu em um acidente com o escocês David Coulthard, da McLaren, que estava em quinto. “Eu estava chegando muito rápido nele e tentei fazer uma ultrapassagem de surpresa. Eu já tinha feito quando ele fechou a porta bruscamente. Mas não dá para dizer se a culpa foi dele”, disse Barrichello, logo após o acidente.

Barrichello ainda fez a volta mais rápida do circuito, com 1m32s730. Massa largou em 19.º, manteve o carro na pista, aproveitou a quebra de alguns concorrentes e acabou a prova em nono lugar.

Com os dez pontos conquistados, em sua 83.ª vitória na categoria e 13.ª na temporada, Schumacher chegou aos 146. Rubinho, já vice-campeão, ficou com 108, seguido de Button, com 85, e Alonso, com 54.

Entre os construtores, a Ferrari pulou aos 254 pontos. A BAR, com os 11 pontos ganhos, alcançou 116 e praticamente assegurou o vice-campeonato, já que a Renault chegou aos 100. A equipe francesa precisa fazer a dobradinha na próxima prova, no dia 24, no GP do Brasil, em Interlagos, e torcer para que a BAR marque no máximo um.

Schumacher assegurou também a 63.ª pole e está a apenas duas de igualar a histórica marca do brasileiro Ayrton Senna, único recorde que o alemão ainda não possui na categoria.

Ferrari vai de “híbrido” em 2005

Rio – O diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn, confirmou que a escuderia vai utilizar um carro híbrido no início da temporada 2005, assim como aconteceu neste ano. Isso porque ainda não estão acertados alguns itens do novo regulamento.

O híbrido da Ferrari já foi testado por Michael Schumacher nos trabalhos realizados pela equipe em Jerez de La Frontera (Espanha), na última semana.

“Michael disse que o carro tinha pouca aderência e estava um pouco difícil de guiar”, afirmou Brawn, visivelmente preocupado com a evolução do carro para a próxima temporada.

As regras para o chassi, pneus e motores vão mudar para 2005. Assim, já está certo que a escuderia do “Cavalinho Rampante” irá fazer modificações no F2004 para a etapa de Sydney, na Austrália, que abre a temporada do ano que vem. A estréia do modelo 2005 ainda não foi confirmada.

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