Suzuka – O tufão que atrapalhou os treinos passou longe de Suzuka na corrida de ontem e o heptacampeão mundial Michael Schumacher, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio do Japão sob sol e do início ao fim. O pódio foi completado por seu irmão Ralf, da Williams, e o inglês Jenson Button, da BAR.
Correndo diante de 160 mil japoneses, o piloto da casa, Takuma Sato, também da BAR, terminou em quarto lugar, à frente de Fernando Alonso, da Renault, e do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren. Os dois outros pilotos a pontuar foram o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, e o italiano Giancarlo Fisichella, da Sauber.
Os brasileiros Rubens Barrichello, da Ferrari, e Felipe Massa, da Sauber, não foram bem nas duas sessões do treino de classificação, disputadas horas antes da prova, em uma pista com parte seca e outra úmida. Os dois tiveram de fazer uma corrida de recuperação.
Rubinho andou bem e chegou a estar em sexto lugar, mas na 28.ª volta se envolveu em um acidente com o escocês David Coulthard, da McLaren, que estava em quinto. “Eu estava chegando muito rápido nele e tentei fazer uma ultrapassagem de surpresa. Eu já tinha feito quando ele fechou a porta bruscamente. Mas não dá para dizer se a culpa foi dele”, disse Barrichello, logo após o acidente.
Barrichello ainda fez a volta mais rápida do circuito, com 1m32s730. Massa largou em 19.º, manteve o carro na pista, aproveitou a quebra de alguns concorrentes e acabou a prova em nono lugar.
Com os dez pontos conquistados, em sua 83.ª vitória na categoria e 13.ª na temporada, Schumacher chegou aos 146. Rubinho, já vice-campeão, ficou com 108, seguido de Button, com 85, e Alonso, com 54.
Entre os construtores, a Ferrari pulou aos 254 pontos. A BAR, com os 11 pontos ganhos, alcançou 116 e praticamente assegurou o vice-campeonato, já que a Renault chegou aos 100. A equipe francesa precisa fazer a dobradinha na próxima prova, no dia 24, no GP do Brasil, em Interlagos, e torcer para que a BAR marque no máximo um.
Schumacher assegurou também a 63.ª pole e está a apenas duas de igualar a histórica marca do brasileiro Ayrton Senna, único recorde que o alemão ainda não possui na categoria.
Ferrari vai de “híbrido” em 2005
Rio –
O diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn, confirmou que a escuderia vai utilizar um carro híbrido no início da temporada 2005, assim como aconteceu neste ano. Isso porque ainda não estão acertados alguns itens do novo regulamento.O híbrido da Ferrari já foi testado por Michael Schumacher nos trabalhos realizados pela equipe em Jerez de La Frontera (Espanha), na última semana.
“Michael disse que o carro tinha pouca aderência e estava um pouco difícil de guiar”, afirmou Brawn, visivelmente preocupado com a evolução do carro para a próxima temporada.
As regras para o chassi, pneus e motores vão mudar para 2005. Assim, já está certo que a escuderia do “Cavalinho Rampante” irá fazer modificações no F2004 para a etapa de Sydney, na Austrália, que abre a temporada do ano que vem. A estréia do modelo 2005 ainda não foi confirmada.