São Paulo – Concorrentes diretos de Schumacher na luta pelo título, o colombiano Juan Pablo Montoya terminou a prova em sexto lugar e o finlandês Mika Raikkonen, em segundo. Agora, basta um ponto na prova do Japão, em 12 de outubro, para Schumacher garantir o título da temporada. O alemão só perde o hexacampeonato se não pontuar e Raikkonen vencer a prova.
Deu tudo certo para Schumacher em Indianápolis, em corrida tumultuada pelo tempo instável, com chuva indo e vindo. Seu companheiro de equipe, porém, o brasileiro Rubens Barrichelo, se deu mal. Na terceira volta, o momento mais polêmico da corrida. Montoya forçou ultrapassagem sobre Barrichello para ganhar a sexta posição e tocou no brasileiro, jogando a Ferrari para a brita. O piloto da Williams recebeu uma punição dos comissários e teve de fazer uma passagem pela área dos boxes.
O outro brasileiro da F-1, Cristiano da Matta, também teve problemas na prova, chegando a fazer seis paradas nos boxes. O piloto mineiro terminou a prova em nono lugar.