Schumacher vence em prova complicada

Indianápolis, EUA – A realização do Grande Prêmio de Fórmula-1 dos Estados Unidos foi confirmada, mas nem todos os pilotos largaram. Ontem, as equipes que usam pneus Michelin (Renault, McLaren, Williams, Toyota, Bar, RBR e Sauber) decidiram recolher seus carros para evitar os risco de acidentes. Segundo membros das equipes, os pneus que estavam nos carros durariam apenas dez voltas. O alemão Michael Schumacher venceu a corrida e o brasileiro Rubens Barrichello foi o segundo.

Os carros chegaram a dar a volta de apresentação, mas não se alinharam no grid tomando o rumo dos boxes antes do percurso ser completado. Imediatamente, os mais de 100.000 pagantes vaiaram a decisão das equipes e a desorganização da Fórmula 1. Durante a prova, que ainda está sendo realizada, os torcedores, revoltados, atiraram garrafas de água dentro da pista.

Com a decisão das equipes, apenas Ferrari, Jordan e Minardi, que utilizam os pneus Bridgestone, largaram.

Durante a prova, Schumacher se manteve à frente de Rubinho até perder 16 segundos em seu primeiro pit stop. Barrichello assumiu a ponta com o alemão em segundo. Na segunda parada, o heptacampeão do mundo voltou para a pista e dividiu a curva com o brasileiro, que foi para a grama perdendo a primeira colocaçao.

A partir daí, as posições não se alteraram mais até o final da corrida, com o português Tiago Monteiro, da Jordan, em terceiro. Seu companheiro de equipe, o indiano Narain Karthikeyan, ficou com a quarta colocação, seguido do holandês Chistijan Albers e do austríaco Patrick Friesacher, ambos da Minardi.

?Vai ficar um gosto amargo na boca da gente por muito tempo. Como piloto estou envergonhado de estar envolvido com essa situação?, disse o escocês David Coulthard, que não largou.

Os problemas no GP dos EUA começaram logo após os treinos livres de sexta-feira, quando o alemão Ralf Schumacher, da Toyota, sofreu um acidente. Os monospostos equipados com Michelin deveriam reduzir drasticamente a velocidade na prova ou realizar seis pit-stops, número bem maior do que os habituais dois ou três por corrida.

Durante todo o dia, as equipes que usam Michelin se reuniram com dirigentes da indústria francesa e com Bernie Ecclestone, presidente da empresa que administra a categoria, mas uma solução não foi encontrada.

Na reunião, os franceses fizeram uma proposta para que uma chicane fosse criada entre as curvas 12 e 13 do circuito, ponto de maior velocidade. Jordan e Minardi, que usam pneus Bridgestone, concordaram, mas a Ferrari, outra a ser equipada pelos japoneses, foi contra.

?Briga?

A relação entre o alemão Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello parece estar estremecida. Após a bandeirada final no confuso GP dos EUA, ontem, os dois não se cumprimentaram e muito menos se olharam ao deixarem seus carros e no pódio.

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