Silverstone, Inglaterra – Com mais uma atuação brilhante, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no templo do automobilismo, o autódromo de Silversotone, ontem à tarde. O alemão conseguiu chegar ao lugar mais alto do pódio pela 80.ª vez na carreira. O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, ficou em segundo e Barrichello em terceiro.
Com o resultado, o alemão somou mais 10 pontos e abriu ainda mais a vantagem sobre Barrichello na tabela de classificação. Schumacher agora tem 100 contra 74 do brasileiro. Em terceiro aparece o inglês Jenson Button, da Renault, com 53.
Entre os outros brasileiros, Felipe Massa, da Sauber, e Cristiano da Matta, da Toyota, terminaram a prova na nona e na 13.ª colocação, respectivamente.
A largada não apresentou grandes surpresas. Raikkonen manteve a ponta seguido de Barrichello, Button e Schumacher, que impediu a ultrapassagem de Trulli fechando a porta antes da primeira curva.
Logo nas primeiras voltas, o finlandês abriu sete segundos do brasileiro, que começava a diminuir a diferença. Na primeira parada nos boxes Barrichello perdeu a terceira posição para Button e mais tarde recuperou com o bom trabalho da Ferrari no segundo pit stop.
Dos primeiros colocados, Schumacher foi um dos últimos a entrar nos boxes por ter optado em fazer uma parada a menos surpreendendo os rivais, que fizeram três pit stops. E deu certo. O alemão andou rápido e acabou voltando à frente de Raikkonen, que pressionou sem sucesso até a metade da corrida.
Um acidente na 39.ª volta com o italiano Jarno Trulli, da Renault, provocou a entrada do safet-car na pista. Barrichello e Raikkonen aproveitaram para fazer o terceiro pit stop. Na relargada, Raikkonen voltou a pressionar Schumacher, mas não conseguiu passar. No final, o alemão conseguiu abrir vantagem sobre o finlandês, que passou a ser pressionado por Rubinho a três voltas do fim. O brasileiro, porém, não conseguiu a ultrapassagem. Schumacher cruzou a linha de chegada e conseguiu sua 80.ª vitória na carreira.
A próxima etapa da Fórmula 1 ocorre no dia 25 de julho, em Hockenheim, na Alemanha. Em 2003, o vencedor foi o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams.
Massa elogia “novo” carro
Silverstone – Foi com uma combinação de alegria e frustração que Felipe Massa cruzou a linha de chegada do GP da Inglaterra, em Silverstone. Se o novo pacote aerodinâmico e a evolução do motor Petronas-Ferrari tornaram o Sauber C23 bem mais veloz e competitivo, o tempo perdido no segundo pit stop custou o 8.º lugar e a sua volta à zona de pontos depois do 5.º lugar em Mônaco.
“A corrida foi muito boa. Pena que eu tenha ficado muito tempo atrás da Jaguar do Webber. Meu carro era mais veloz, mas é bastante complicado ultrapassar em Silverstone. Eu tinha certeza que poderia ganhar a posição nos boxes, só que demorei para engatar a primeira marcha para voltar à pista na segunda parada, provavelmente por causa de um defeito na eletrônica”, comentou.
Massa recebeu a bandeirada colado em Webber. Mas, ao invés de lamentar o ponto que deixou de conquistar, preferiu elogiar as mudanças no Sauber.
“Acho que, finalmente, pudemos competir, e não apenas participar. O carro está muito mais estável. Com isso, o consumo de pneus caiu bastante. A pista de Silverstone também favoreceu nosso carro, que costuma se dar melhor em circuitos com curvas de alta velocidade. Em Hockenheim e Budapeste, nas próximas etapas, as dificuldades estarão de volta”, previu.
Sobre o resultado de Giancarlo Fisichella, que largou em último e terminou em 6.º, Massa explicou que as circunstâncias da primeira parte da prova favoreceram o companheiro de equipe. “Ele passou rapidamente pelos carros mais lentos e depois encontrou pista limpa por várias voltas. Foi assim que pôde andar rápido. Enquanto isso, o Webber me segurava. E o Fisichella ainda deu a sorte de fazer a segunda parada para troca de pneus e reabastecimento com o safety-car na pista por causa do acidente com o Jarno Trulli. De qualquer forma, foi bom para mim terminar na frente de uma Renault, de uma BAR e de uma Williams.”
Massa não testará pela Sauber nesta semana, mas terá uma movimentada agenda promocional. Quarta-feira, estará na Alemanha participando de evento do Credit Suisse, um dos patrocinadores da Sauber. Na sexta, viaja para a China a fim de realizar uma exibição com o carro da Sauber nas ruas de Xangai.