Robert Scheidt venceu duas das três regatas de ontem. |
Atenas – O velejador brasileiro Robert Scheidt está de novo na liderança do campeonato grego, sua última competição antes da disputa das Olimpíadas de Atenas. Ontem, o heptacampeão mundial da classe Laser ganhou duas das três regatas na raia olímpica, reassumindo a ponta, perdida após um 24.º lugar na única prova de sábado. Na sexta-feira, o paulista vencera as três primeiras regatas do campeonato e assumiu o primeiro lugar.
Mesmo desclassificado da primeira regata de ontem por ?queimar? a largada, Scheidt venceu as outras duas provas do dia, acumulando agora 29 pontos perdidos (com um descarte), mesmo número do espanhol Luis Martinez Doreste, que, no entanto, perde no primeiro critério de desempate, o número de regatas vencidas: 5 a 0.
“Foi um dia superlongo e no qual mais uma vez pude constatar como a raia de Atenas é complicada, pois os ventos mudam de direção e de intensidade muito rapidamente”, disse Scheidt, de 31 anos, líder do ranking mundial.
Após três dias de competição, Scheidt disputou sete regatas e obteve cinco vitórias, um 24.º lugar e já descartou a desclassificação na primeira prova de ontem. “O campeonato está sendo um bom teste, mas está me faltando consistência. Tanto que tenho cinco vitórias e dois resultados muito ruins. Espero que aconteçam três regatas nesta segunda, pois assim terei direito a mais um descarte e assim jogar fora o 24.º lugar”, afirmou.
Se as três regatas previstas para segunda-feira forem disputadas, só um milagre tira o título de Scheidt. Com dois descartes, o brasileiro continuaria em primeiro, com cinco pontos perdidos, com o sueco Karl Sunesson em segundo, com 18, e o espanhol Luiz Doreste em terceiro, com 19 pontos perdidos.
Independentemente da conquista do título nesta segunda-feira, 2004 não poderia estar melhor para Robert Scheidt. O medalha de ouro em Atlanta, em 1996, e de prata em Sydney, em 2000, venceu as oito competições que disputou – campeonatos Brasileiro, Sudeste Brasileiro, Centro-Sul-Americano, Cricket Match Race, Pré-Olímpica de Búzios, Semana de Hyères, na França, Mundial de Bodrum, na Turquia, e Semana de Kiel, na Alemanha.
“O importante é que continuo velejando bem, treinando largadas e tomando decisões certas e erradas. Agora é a hora em que as coisas podem dar errado”, completou.
Os cinco primeiros do campeonato grego: 1.º) Robert Scheidt – 29 pontos perdidos (com um descarte); 2.º) Luis Martinez Doreste (ESP) – 29 pp; 3.º) Karl Suneson (SUE) – 30 pp; 4º) Gustavo Lima (POR) – 37 pp; 5.º) Adonis Bougiouris – 39 pp.