São Paulo – Depois da conquista do inédito heptacampeonato mundial da classe Laser, em maio, na Turquia, o velejador Robert Scheidt volta a competir na Alemanha, a partir do dia 21, quando inicia a briga pelo tricampeonato da tradicional Semana de Kiel. Campeão em 1999 e 2000, o iatista brasileiro, atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), tinha desistido de participar da competição para treinar na raia olímpica de Atenas, mas voltou atrás na sua decisão.
“A importância da Semana de Kiel é inquestionável. Eu só não participaria este ano para treinar em Atenas e competir no campeonato grego, que vai reunir a maioria dos meus adversários nas Olimpíadas. Porém, como a competição na Grécia foi adiada para julho, resolvi participar das duas competições antes dos jogos”, explica o iatista, de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.
Vice-campeão da Semana de Kiel no ano passado, superado pelo polonês Maciej Grabowski, Robert foi ainda vice em 1995 e 1998, terceiro em 2001, quinto em 1993, sexto em 1997 e sétimo em 1994. Para 2004, o supercampeão diz que o resultado não é o mais importante.
“Vou para a Alemanha pensando em manter o ritmo de regatas, treinar largadas e novamente competir ao lado dos principais concorrentes ao pódio olímpico”, afirma o medalhista de ouro em Atlanta/96 e de prata em Sydney/2000.
Scheidt embarca sábado para a Alemanha e compete em Kiel até o dia 27.