São Paulo – O hexacampeão mundial Robert Scheidt encontrou a dificuldade que esperava no primeiro dia de disputa da Pré-Olímpica de Búzios, competição que definirá os representantes brasileiros no iatismo para as Olimpíadas de Atenas, em agosto. Com uma vitória e um segundo lugar obtidos ontem, Robert divide a liderança do campeonato na classe laser com o catarinense Bruno Fontes, que igualou o desempenho do supercampeão. Ambos têm três pontos perdidos.
“O Bruno está velejando bem desde o início do ano e o resultado não me surpreendeu”, afirmou Scheidt, de 30 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.
Na primeira regata de ontem, Scheidt largou na frente e não permitiu a reação dos rivais. Na segunda prova do dia, o atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) ficou para trás na largada, montou a primeira bóia apenas na quarta colocação, mas ainda conseguiu chegar em segundo.
“Foi um dia difícil, com as duas regatas disputadas com ventos fracos e de, no máximo, 10 nós. Dentro dessa conjuntura, fiquei satisfeito com meus resultados”, disse Robert.
A Pré-Olímpica de Búzios prossegue hoje, com a realização de mais duas regatas. Estão programadas nove etapas até sexta-feira, quando termina a primeira série da competição e cada velejador poderá descartar os dois piores resultados. A segunda série acontece de 10 a 14 de março, com mesmo número de regatas e mesmo sistema de pontuação.
“Como o campeonato tem poucos barcos, é preciso ficar de olho nos adversários, manter a concentração e velejar de forma consistente. Estamos apenas no começo da disputa, mas já deu para perceber que será bastante nivelado.”
A Pré-Olímpica de Búzios é a quinta competição que Scheidt disputa em 2004. Antes, o iatista conquistou os títulos do campeonato brasileiro, centro-sul-americano, sudeste brasileiro e Cricket Match Race.