Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com o vice-campeonato da classe Star na 126.ª Semana de Kiel, na Alemanha, uma das mais tradicionais competições de vela do mundo. Eles chegaram em segundo lugar na regata deste domingo, que tem pontuação dobrada, e acabaram superados pelos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que lideraram a prova desde o início e venceram.
Scheidt e Prada não fizeram boa largada e tiveram de fazer uma prova de recuperação, mas não conseguiram alcançar os suecos. As duas duplas terminaram empatadas com 14 pontos na soma dos resultados, mas o primeiro critério de desempate era o resultado na regata decisiva.
"É frustrante vencer cinco regatas e não levar o título. Temos de melhorar a primeira parte da prova, que está realmente ruim", lamentou Scheidt. Bruno Prada, que vai para sua primeira Olimpíada, acha que o balanço da competição e da temporada na Europa foi positivo – a dupla conseguiu ainda um quarto lugar na Delta Lloyd Regatta, na Holanda, e o título do Campeonato do Hemisfério Oriental, na Croácia. "Pudemos ver os nossos pontos negativos e ainda temos tempo de corrigi-los para brigar por uma medalha", analisou Prada.