Com um segundo lugar na Regata da Medalha, a dupla de iatista brasileira formada por Robert Scheidt e Bruno Prada conquistou o título inédito da Pré-Olímpica de Qingdao, evento-teste que simula as provas de Vela das próximas Olimpíadas.
Após sete regatas em uma semana, Scheidt e Prada terminaram a competição com 19 pontos perdidos. A medalha de prata ficou com a dupla neozelandesa Hamish Pepper / Carl Williams, com 23 pontos perdidos após a quarta colocação na Regata da Medalha. Líderes antes da última e decisiva prova, os franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau chegaram em sétimo e terminaram com o bronze, com 27 pontos.
Scheidt comemora novo título na carreira. "Hoje deu tudo certo! O dia amanheceu ventando e a Medal Race foi disputada com ventos de 18 a 20 nós, com ondas de até um metro. A temporada foi brilhante até agora, mas ainda podemos melhorar?, disse o campeão, que teve seu companheiro sob efeito de antibióticos nos três últimos dias devido à infecção.
A Regata da Medalha foi vencida pelos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que terminaram em sexto no geral.
A Pré-Olímpica de Qingdao contou com 16 barcos brigando pelo título na classe Star, que foi marcada pelos ventos frascos, que impediram a realização das regatas do dia em três oportunidades. Das dez regatas programadas para a fase de classificação, somente seis foram disputadas.
As cinco primeiras duplas em Qingdao:
1º) Robert Scheidt / Bruno Prada: 19 pontos perdidos
2º) Hamish Pepper / Carl Williams (NZL): 23 pp
3º) Xavier Rohart / Pascal Rambeau (FRA): 27 pp
4º) Flavio Marazzi / Christoph Christen (SUI): 33 pp
5º) Mateusz Kusznierewicz / Dominik Zycki (POL): 34 pp