Robert estará competindo na praia do Jurerê internacional, em Floripa. |
O velejador Robert Scheidt, hexacampeão mundial da classe Laser, participa como a grande atração do Campeonato Sul-Brasileiro da categoria, a partir de amanhã, na praia do Jurerê, em Florianópolis. A competição será disputada até domingo e contará com a presença dos melhores brasileiros e até de um mexicano: Julian Fernandez, amigo pessoal de Scheidt desde o início da década de 90, que vem treinar no Brasil para a disputa dos Jogos Centro-Americanos.
Para Robert, a disputa do Sul-Brasileiro significa a volta às competições de Laser. Depois da conquista do hexacampeonato mundial em Cape Cod, nos Estados Unidos, em setembro, o velejador paulista, de 29 anos, só participou de um torneio de final de semana em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Este torneio marcará minha volta mesmo ao Laser, depois de um período de férias e de competições de Vela Oceânica, diz o atleta patrocinado pela BrasilPrev, Bingo Augusta, Varig e Volvo Car e integrante da Equipe Permanente de Vela Olímpica (EPVO) Petrobras. Estou treinando desde terça-feira e objetivo é readquirir o ritmo de regata.
Além de ganhar mais ritmo de competição, Robert quer conhecer mais profundamente as condições da raia, pensando já no Campeonato Brasileiro de Laser, que será disputado no mesmo local em fevereiro. A competição será classificatória para o Pan-Americano da República Dominicana, onde Robert pretende conquistar a sua terceira medalha de ouro seguida na competição (foi campeão em Mar del Plata, na Argentina, em 1995, e em Winnipeg, no Canadá, em 1999).
A competição catarinense terá nove regatas, divididas em três dias. Pelas primeiras observações, a raia de Jurerê, segundo Robert, é muito boa. Vamos ter boas condições de competição, acredita o campeão olímpico em Atlanta, em 1996. Os ventos estão de médios para fortes.
Além do mexicano Julian Fernandez, amigo de Robert desde a disputa do Campeonato Mundial Juvenil de 1991, disputado na Escócia, os principais adversários do octacampeão brasileiro deverão ser André Strepel, Bruno Fontes e Eduardo Couto, considerado uma revelação no esporte. Carioca, Couto foi o quarto colocado no Campeonato Mundial Juvenil deste ano.