Ari Gomes/Banco do Brasil
Robert Scheidt esteve muito perto do
heptacampeonato mundial de vela.

Cádiz, Espanha – O brasileiro Robert Scheidt esteve muito perto do heptacampeonato mundial de vela na classe Laser, mas perdeu o título nesta quarta-feira para o português Gustavo Lima na última regata por um ponto de diferença. Ficou em 17º lugar na 11ª e última prova da competição, terminando com 28 pontos perdidos e com a medalha de prata. Seu adversário foi o terceiro na etapa decisiva e somou 27 pontos perdidos, já contando os descartes. O bronze foi para o australiano Michael Blackburn, com 62 pontos perdidos.

O português fez um bom campeonato desde o início das regatas, na quinta-feira passada. Nas seis da fase classificatória, Scheidt e Lima não competiram juntos, já que os 174 velejadores inscritos foram divididos em quatro grupos. Somente os 44 melhores seguiram adiante para a disputa da flotilha de ouro, a etapa final, composta de cinco provas. O competidor luso se classificou em primeiro lugar na inicial, com seis pontos perdidos, seguido pelo brasileiro, com nove.

Scheidt só assumiu a liderança do Mundial na terça-feira. Na regata decisiva, precisava que Gustavo Lima terminasse abaixo da sexta colocação ou que ficasse uma posição à frente se o adversário ficasse de quinto a segundo. Mas teve rendimento abaixo do esperado e viu o rival se classificar entre os primeiros.

– Fiz um grande campeonato e o Gustavo Lima mereceu o título. Deu tudo certo para ele e qualquer velejador com a média de pontos que o Gustavo obteve tem mesmo de ser o campeão. Mas eu acho que estou velejando bem e fiz uma ótima temporada em 2003. Vou levantar a cabeça e seguir em frente – afirmou Scheidt.

continua após a publicidade

continua após a publicidade