O velejador Robert Scheidt estabeleceu ontem mais uma marca histórica: ele tem agora 100 títulos na carreira, em que ostenta a condição de hexacampeão mundial da classe Laser, sem contar as duas medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/96 e prata em Sydney/2000).
São Paulo (da agências) -Com o quinto lugar obtido na última regata da Pré-Olímpica de Atenas, Scheidt ultrapassou o sueco Daniel Birgmark na classificação geral e venceu a competição com 49 pontos perdidos, apenas dois a menos que seu adversário, oitavo colocado na prova decisiva. O croata Mate Arapov chegou em sétimo e terminou o campeonato na terceira posição, com 56 pontos perdidos.
“Foi uma das finais mais emocionantes da minha carreira, atrás somente da decisão em Atlanta. A regata decisiva foi muito excitante, com o Birgmark praticamente o tempo todo na minha frente. Mas no final deu tudo certo, pois consegui ultrapassá-lo a poucos metros da final”, contou o brasileiro.
A regata de ontem foi vencida pelo polonês Maciej Grabowski, que terminou a Pré-Olímpica apenas na nona posição. Nas 11 regatas que disputou, Robert Scheidt obteve duas vitórias, dois segundos, um terceiro, um quarto, dois quintos, um 11.º e um 15.º lugares, além do descarte da 24.ª colocação em uma das regatas. Na edição do ano passado da Pré-Olímpica, o brasileiro foi 12.º colocado, enquanto Birgmark ficou com o título.
Centenário
O título da Semana Pré-Olímpica de Atenas, conquistado ontem, não representou apenas o 100.º da carreira de Robert Scheidt. A conquista na região de Agios Kosmas, na mesma raia onde serão disputadas as regatas da Olimpíada de 2004, credencia o brasileiro, hexacampeão mundial e tri pan-americano da classe Laser, como forte favorito à conquista da terceira medalha olímpica. Além disso, comprova que Scheidt é o atleta em atividade mais vitorioso do País e possui grandes chances de conquistar o hepta mundial em setembro, na Espanha.
“Estou muito feliz porque esse título dá muita confiança para o ano que vem e isso é muito importante. Por outro lado, a pequena diferença na classificação final deixa claro que a competição não vai ser fácil”, afirma o brasileiro, que é patrocinado pelo Banco do Brasil, Bingo Augusta, Varig e Volvo Car Brasil e integra a Equipe Petrobras de Vela. “Ainda quero voltar antes da Olimpíada para treinar”, completa Scheidt.
Se o iatista chegou ao centenário em número de títulos, ele já passou dessa marca em pódios. No total, Robert Scheidt ficou em uma das três primeiras colocações de um campeonato 129 vezes, sendo 64 pódios nacionais (52 primeiros, 9 segundos, 3 terceiros lugares) e 65 internacionais (48 primeiros, 12 segundos, 5 terceiros).
Com a conquista do hexacampeonato mundial, em setembro de 2002, Robert garantiu vaga para o Brasil em Atenas na classe Laser. Para garantir a sua presença na competição, ele participa de 28 de fevereiro a 17 de março de 2004, em Búzios/RJ, de dois eventos pré-olímpicos que definirão os representantes brasileiros.