Depois de Kelly Slater assumir a liderança do ranking mundial com vitórias no Tahiti e Ilhas Fiji, o circuito mundial WCT pára por três semanas. O Rip Curl Search WCT (entre 23 de junho e 4 de julho), só será disputado nas esquerdas de Saint Leu, na Ilha Reunião. Neste intervalo, entram em cena duas importantes etapas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial). O evento de nível máximo 6 estrelas "prime" O’Neill Deep Blue Open começa segunda-feira nas Ilhas Maldivas, com a ASP South America promovendo a estréia do 5 estrelas Billabong Costa do Sauípe WQS na semana seguinte, de 13 a 19 de junho, na Bahia.
As duas provas podem servir para os brasileiros recuperarem terreno no ranking que garante quinze vagas na elite do surfe mundial, que no momento apresenta-se completamente renovado. O bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz, só participou de duas provas neste ano e ocupa a 15.ª posição, sendo o brasileiro mais bem colocado na classificação geral das 11 etapas disputadas. O líder é o norte-americano Gabe Kling, seguido pelos australianos Adrian Buchan e Shaun Cansdell, com o sul-africano David Weare em quarto lugar e o havaiano Jesse Merle-Jones em quinto, todos confirmados para defender seus postos nas Ilhas Maldivas e na Costa do Sauípe, que pretende promover um grande festival para marcar a estréia da Bahia no calendário do circuito mundial de surfe profissional.
Time completo
Mais de 170 surfistas de 16 países já estão inscritos no Billabong Costa do Sauípe WQS, que tem limite para um máximo de 192 participantes. Fora a competição, que vai premiar o campeão com dois mil pontos e US$ 12 mil, do total de US$ 100 mil oferecidos nos eventos com nível 5 estrelas, estão programadas várias atrações extras para o enorme público que é esperado num dos resorts mais fantásticos do mundo, com shows de música em todas as noites. A maior atração é Donavon Frankenreiter.
"Estamos muito felizes em realizar mais um grande evento. Já promovemos o Brasil Open de Tênis, o Aberto de Golfe do Brasil e agora entramos no surfe já no topo do esporte com um evento inédito do circuito mundial na Bahia, que esperamos ser um grande sucesso de público", acredita Marcos Alexandre Silva, diretor de Entretenimento e Marketing da Costa do Sauípe.
Um total de 26 surfistas já partiu para representar o Brasil nas Ilhas Maldivas, onde Peterson Rosa foi vice-campeão no ano passado perdendo o título do O’Neill Deep Blue Open no último minuto para o australiano Toby Martin. O paranaense será o cabeça-de-chave número 1 lá e no Billabong Costa do Sauípe WQS. Dos nove brasileiros da elite mundial do WCT, apenas o carioca Raoni Monteiro preferiu descansar e não vai competir na Bahia. Entre os 173 surfistas de 16 países já confirmados no segundo evento com nível 5 estrelas promovido pela ASP South America neste ano (o primeiro foi o Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha-PE), 78 são do Brasil e o maior contingente estrangeiro virá dos EUA, com 27 atletas.
Thiago é dúvida
O nadador Thiago Pereira pode pagar caro por ter se ‘aventurado’ no mundo do futebol para uma partida entre amigos. Há dez dias, Pereira foi jogar com conhecidos em Volta Redonda e acabou machucando seu joelho direito. Esperança de medalha no Mundial de Natação, o atleta agora tornou-se dúvida na delegação brasileira. O Mundial começa dia 17 de julho, em Montreal, no Canadá, e Pereira corre o risco de não se recuperar em tempo para a competição.
Basquete
O segundo jogo do playoff semifinal do Campeonato Nacional Masculino de Basquete entre Unitri/Uberlândia e COC/Ribeirão Preto, ocorre hoje, às 14h30, no ginásio Cava do Bosque, em Ribeirão. E o time da casa tentará igualar a série melhor-de-cinco que começou perdendo, na sexta-feira, por 87 a 86.
Troféu Brasil
O Brasil aparece 70 vezes no Ranking Mundial, divulgado no último dia 30 pela IAAF. No total, são 61 atletas (36 no masculino e 25 no feminino), já que alguns estão ranqueados em duas provas. Para montar o Ranking, a área de estatísticas da IAAF leva em conta os seis melhores resultados de cada atleta na prova, nos últimos 12 meses. Quem está em melhor posição entre os brasileiros é Jadel Gregório, quarto no salto triplo. Estes atletas estarão entre as atrações do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2005, que será disputado entre os próximos dias 16 e 19, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.
Ginástica
O Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2009 será sediado em Londres, no "The O2", antigo Millenium Dome. Considerado o mais prestigiado campeonato de ginástica, o evento organizado pela Federação Internacional de Ginástica, teve como destaques, em edições anteriores, atletas como Olga Korbut, Nadia Comanecci e Svetlana Khorkina. O evento de seis dias, que acontecerá em outubro de 2009, espera atrair 1000 participantes de mais de 100 países e um público de mais de 16.560 pessoas.
Vôlei de praia
Tudo pronto para a dupla brasileira Tande e Franco iniciar sua luta pelo título do Circuito Mundial de vôlei de praia. Vice-campeã do torneio na temporada passada, ele faturaram o título Brasileiro na temporada e vão enfrentar dois meses de jogos no exterior. No total, serão nove etapas, já que não disputaram a de abertura na China. Sua estréia internacional será de 10 a 12 de junho, na etapa da Croácia. "No Circuito Mundial tudo é diferente: a bola é outra, a malha da rede é diferente, dificultando a visibilidade, até reclamar com o juiz fica mais difícil’, diz Tande, que conquistou o título do Circuito em 2001 ao lado de Emanuel.
MotoGP
O piloto italiano Valentino Rossi (Yamaha) vai largar na pole-position no GP da Itália de MotoGP, que será disputado hoje no circuito de Mugello – a quinta etapa do campeonato mundial da modalidade. Nos treinos oficiais realizados ontem, Rossi andou forte e marcou o tempo de 1min.49s.223. O espanhol Sete Gibernau (Honda) será o segundo no grid e o italiano Max Biaggi (Honda), em terceiro. O brasileiro Alexandre Barros (Honda) fez o treino ruim. Com o tempo de 1:50.281 vai largar apenas na 13.ª posição.