Monza – Só tem tu, vai tu mesmo. É mais ou menos o que está norteando o destino de Jacques Villeneuve, campeão do mundo de 1997 que perdeu o emprego na BAR no final do ano passado, flertou com a Williams para tentar um retorno em grande estilo em 2005, ofereceu-se para voltar à mesma BAR, mas deve acabar na Sauber. O canadense fez uma visita à fábrica do time suíço há três semanas e abriu negociações.
Ontem, em Monza, os rumores sobre um pré-contrato já assinado com a equipe que usa motores Ferrari aumentaram de intensidade. A ponto de Peter Sauber se apressar em negar. Mas já se especula que Jacques topa a aventura, ganhando muito menos do que ganhava na BAR, só que com uma cláusula de bonificação por pontos. “Dinheiro não é minha prioridade agora”, falou, depois da visita à Sauber. Mesmo assim, o piloto quer se resguardar, exigindo também uma cláusula de performance que o libere caso o time não alcance determinada posição no mundial até a metade do campeonato.
Para a Sauber, que perdeu Giancarlo Fisichella para a Renault, Villeneuve viria a calhar. É nome que garante mídia e uma de suas principais patrocinadoras, a Red Bull, vem se esforçando para entrar no mercado americano, onde o canadense ainda tem um bom nome, por suas peripécias na F-Indy e vitória nas 500 Milhas de Indianápolis (em 1995).
As demais vagas de algum interesse para 2005 estão fechadas. A BAR, que ainda luta para manter Jenson Button, não parece disposta a dar uma nova chance a Jacques (“Só se for sobre meu cadáver”, teria dito um integrante do time). É mais provável que contrate David Coulthard. E se Button não sair, o lugar na Williams estaria mais para alguém barato e caseiro como Antonio Pizzonia do que para Villeneuve, que defendeu o time de 1996 a 1998.
A Sauber vai testar, na semana que vem em Jerez, o italiano Vitantonio Liuzzi, campeão antecipado da F-3000 neste ano. Ele também tem patrocínio pessoal da Red Bull, o que pode ajudar. Mas se Jacques insistir, fica com a vaga. Ele tem outro cabo eleitoral de peso, Bernie Ecclestone. “A F-1 precisa de gente como ele”, disse o chefão.
Zonta só corre até GP do Brasil
Ricardo Zonta, que assumiu a vaga de titular após a demissão de Cristiano da Matta, não sabe se fica no time no ano que vem. Se ele correr todas as etapas até o fim do ano, terá completado seis GPs em 2004 e não poderá ser usado como terceiro piloto às sextas-feiras. Zonta aposta no bom trabalho do engenheiro Ossi Oikarinen, espera repetir o bom desempenho de Spal em Monza. “Estou bem confiante, esse é um circuito de retas longas, onde o motor Toyota rende muito bem”, enfatizou o piloto.
Mika quase assinou. Mas Williams refugou
Monza – Segundo a edição deste mês da revista “F-1 Racing”, Mika Hakkinen, parado desde o final de 2001, esteve muito perto de assinar um contrato para voltar a correr em 2005. Primeiro, a BAR foi atrás dele. Depois, a Williams. E foi com esta que as coisas ficaram mais próximas. Aí, o time de Grove resolveu contratar Mark Webber e foi atrás também de Jenson Button.
Mika ficou louco da vida. Não gostou do que a Wil-liams fez e desistiu de voltar a correr, de acordo com a revista. O finlandês, bicampeão mundial pela McLaren em 1998 e 1999, criticou a F-1, disse que não tem mesmo mais nada a fazer na categoria e tirou o time de campo. Mas não é totalmente fora de propósito uma volta à carga por parte da BAR, se o time perder Button definitivamente para a Williams.
Aos 38, Panis anuncia a aposentadoria
Monza – Olivier Panis, 38, anunciou ontem sua aposentadoria como piloto de corridas. Sua última participação será no Brasil em 24 de outubro. O mais velho em atividade da F-1, no entanto, continuará trabalhando na Toyota por mais dois anos como piloto de testes.
Panis decidiu parar de correr há dois meses, mas só agora a Toyota fez o anúncio oficial. “Foi uma decisão difícil, que tomei depois de meses de reflexão. Mas estou orgulhoso pelo fato de a Toyota ter resolvido ficar comigo mais dois anos. Tenho certeza que serei muito útil no crescimento da equipe.”
A equipe não disse quem será seu substituto. Mas todos já sabem: Jarno Trulli. O anúncio oficial será feito em poucos dias. O outro piloto da Toyota em 2005 será Ralf Schumacher.