Com um jogo agressivo do começo ao fim da partida, Flávio Saretta conquistou um dos mais importantes resultados de sua carreira ontem, ao derrotar o argentino Gastón Gaudio, 29.º do ranking mundial, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 6/3.
Com esta importante vitória, Saretta garantiu vaga nas semifinais do ATP Tour de Valência, na Espanha, e hoje vai desafiar o espanhol Juan Carlos Ferrero, em jogo programado para às 11 horas de Brasília.
“Esta foi uma das vitórias mais importantes da minha carreira”, festejou Saretta, logo após a partida. “Ganhei de um tenista muito bom no saibro, como o Gaudio, e a partir do tiebreak, em que venci, jogando bem, meu tênis encaixou e passei a me sentir muito confiante.”
Esta confiança, ganha no tiebreake, foi decisiva para Saretta confirmar sua vitória no terceiro set. Com agressividade saiu quebrando o serviço de Gaudio, abriu vantagem de 2 a 0 e chegou a ter dois break points para marcar 3 a 0. Embora não tenha conseguido a segunda quebra de serviço consecutiva, manteve-se à frente para definir a vitória por 2 sets a 1.
Esta é a primeira semifinal do ano para Saretta, que já havia conseguido chegar a essa fase de uma competição deste nível em 2002, no ATP Tour de Saint Poelten, na Áustria. Em 2003 porém, ele conquistou dois títulos de torneios da categoria challenger – com premiação até US$ 125 mil -, em São Paulo e nas Bermudas.
Agora, contra Juan Carlos Ferrero, Saretta diz que vai entrar solto, tranqüilo, na tentativa de conseguir surpreendê-lo. “O Ferrero é um tenista num nível ainda mais alto do que o Gaudio”, disse o brasileiro. “Vou para a quadra para tentar o meu melhor.”
Ferrero, que garantiu vaga nas semifinais ao derrotar o argentino Agustin Calleri por 6/3 e 6/4, disse que nunca viu Saretta jogando, apenas treinando, e revelou que o brasileiro tem golpes muito fortes e precisos.
A outra semifinal de Valência terá Christophe Rochus (Bélgica), que eliminou Sargis Sarsian por 6/2 e 6/2, contra o espanhol Fernando Vicente, que derrotou Nicolas Massu por 6/3 e 6/4.
Meligeni fora
A mesma sorte não teve Fernando Meligeni no challenger de Aix-en-Provence, na França. Depois de ter conquistado um resultado excepcional, ao ganhar do francês Arnaud Clement, Fininho acabou caindo nas quartas-de-final diante do suíço Marc Rosset por 6/4 e 7/6.