Saretta surpreende sueco e avança em Wimbledon

Foi chorado, sofrido, mas no final deu tudo certo. Logo em sua primeira participação como profissional em Wimbledon, o paulista Flávio Saretta fez história e conseguiu uma das maiores vitórias de sua carreira. Jogando na quadra 18, bateu o sueco Thomas Johansson, por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (2/7), 6/4, 7/6 (7/3), 3/6 e 12/10, em nada menos que 4h20 de jogo.

Londres – Sem grandes expectativas no Grand Slam inglês, jogado em quadra de grama, Saretta conseguiu se soltar e desta vez foi bem em pelo menos um tie-break, ao contrário da semana passada, quando caiu em dois diante do francês Nicolas Escudé.

O bom desempenho em Hertogenbosch contra um especialista no piso deu ânimo ao brasileiro, que não sentiu a pressão de enfrentar o campeão do Aberto da Austrália e bom jogador na grama. Cabeça 8 da competição, o sueco era cotado para chegar nas fases decisivas.

Agora, depois de comemorar uma das maiores vitórias de sua carreira, Saretta encara o desconhecido alemão Alexander Waske, que venceu o italiano Andrea Gaudenzi por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 7/6 (7/3), 6/7 (2/7) e 6/1. Waske saiu do qualifying e ganhou seu quarto jogo no torneio.

No jogo de ontem, Saretta começou lento e deu uma errada previsão de que não agüentaria o potente jogo de Johansson. Logo no começo, levou uma quebra e permitiu que o adversário abrisse 3/0. Mais calmo, empatou o jogo em 4/4, mas perdeu a parcial no tie-break.

Ainda quente com a recuperação no set anterior, Saretta manteve o equilíbrio e chegou ao que antes parecia impossível: vencer um set. No décimo game, quando sustentava vantagem de 5/4, levou a melhor no saque do rival para fechar a parcial em 6/4.

A empolgação continuou grande no terceiro, com Saretta jogando sempre de igual para igual. A vitória ficou ainda mais perto quando o brasileiro deu a volta por cima e venceu o tie-break por 7/4. No quarto, chegou a ter vantagem de 2/0, mas parou por aí e permitiu uma grande virada do sueco, que com duas quebras, fechou por 6/3 e empatou o jogo em 2 a 2.

O quinto e decisivo set foi o mais sofrido e durou só ele 1h40. Sempre com mais chances, Saretta desperdiçou os primeiros match-points no 7/6, quando chegou a ter 0/40. Mais tarde, voltou a ter oportunidades no 22º game e desta vez não vacilou. No quinto sexto match-point fechou de forma sofrida por 12/10 e o jogo em 3 sets a 2. (do site www.tenisbr@sil.com.br )

André Sá bate o francês Dupuis

Londres (Inglaterra) – O mineiro André Sá marcou a segunda vitória brasileira de ontem na grama de Wimbledon. De forma emocionante, tal como aconteceu com o paulista Flávio Saretta, Sá precisou de cinco sets para superar o francês Anthony Dupuis com parciais de 6/3, 4/6, 6/4, 5/7 e 6/3. Na segunda rodada, o mineiro terá pela frente o austríaco Stefan Koubek.

Com este resultado, Sá, quarto brasileiro tanto no ranking de entradas quanto na Corrida dos Campeões, repete a campanha de 99, suas duas melhores em Wimbledon, torneio que disputa pela quinta vez.

Outros resultados

Juan Carlos Ferrero (ESP) 6/7 (5-7), 6/3, 6/3 e 6/3 Neville Godwin (AFS); Nicolas Escude (FRA) 4/6, 6/4, 6/4 e 6/4 Alex Bogdanovic (ING); Mario Ancic (CRO) 6/3, 7/6 (7-2) e 6/3 Roger Federer (SUI); Tim Henman (ING) 6/1, 6/3 e 6/2 Jean-François Bachelot (FRA); Lleyton Hewitt (AUS) 6/4, 7/5 e 6/1 Jonas Bjorkman (SUE); Michael Chang (EUA) 6/3, 7/6 (7-4) e 6/4 Lars Burgsmuller (ALE); Monica Seles (EUA) 6/0 e 6/0 Eva Bes (ESP); Magdalena Maleeva (BUL) 6/1 e 6/0 Rachel Viollet (ING).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo