Campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o tenista Flávio Saretta anunciou sua aposentadoria do circuito profissional em 2009. Agora, aos 33 anos de idade, ele se prepara para a estreia na categoria seniores, durante a primeira etapa da 12.ª edição do Itaú Masters Tour, que acontece entre os dias 7 e 9 de março, no Graciosa Country Club de Curitiba. ‘Estou batendo bola para chegar jogando legal. A última lembrança boa que tenho da cidade é de quando ganhei um challenger, em 2001, na final contra o Luis Horna (ex-33.º do mundo), no Graciosa’, lembrou o ex-44.º do mundo em simples e 78.º em duplas.Natural de Americana, no interior de São Paulo, Saretta ingressou no circuito profissional em 1998.

continua após a publicidade

No período até sua aposentadoria, ele representou o Brasil na Copa Davis, disputou todos os Grand Slams, foi campeão de duplas do ATP de Umag, ao lado do argentino Jose Acasuso, e faturou sete títulos em torneios da série Challenger.

A vitória sobre Horna, aconteceu dois dias antes de Flávio alcançar o feito de derrubar o então número 1 do mundo, Gustavo Kuerten, na estreia do Brasil Open. Ainda em 2001, ele teve vitórias sobre o argentino Guillermo Coria (3.º da ATP em 2004) e o chileno Marcelo Rios (1.º do mundo em 1998).

Ex-parceiros

Na lista da etapa de Curitiba do Itaú Masters Tour 2014 também estão ex-parceiros de circuito de Saretta, como Ricardo Mello, ex-top 50 e com quem defendeu o Brasil na disputa da Copa Davis, e Antônio Prieto e Júlio Silva, com os quais formou duplas no circuito ATP. Na chave feminina, estão três campeãs gerais do evento: Andréa ‘Dadá’ Vieira (2011), Ana Paula Zannoni (2012) e Luciana Tella (2013). A lista completa será divulgada até o final da semana.

continua após a publicidade