O São Paulo atingiu seu último objetivo no Campeonato Brasileiro: em ritmo de treino, bateu o Juventude por 3 a 1, neste sábado, no Morumbi, e afastou qualquer possibilidade de rebaixamento ? chegou aos 52 pontos, em 9.º lugar. Apesar de ainda ter mais cinco jogos a disputar no Nacional, de agora até o fim do ano a equipe não pensará em outra coisa que não o Mundial de Clubes da Fifa, de 11 a 18 de dezembro, no Japão.
A partir desta semana, os titulares não entrarão mais em campo: ficarão treinando para os jogos do torneio mais importante do ano. "Quando a equipe teve tempo para descansar e treinar adequadamente, atingiu seus objetivos", explica o técnico Paulo Autuori.
Nos primeiros minutos, parecia que os times disputavam para ver quem errava mais passes. Aos poucos, porém, o São Paulo se acertou e chegou com relativa facilidade aos gols. Aos 17, Fabão bateu a falta na barreira, Josué chutou, mas o goleiro espalmou. No rebote, Christian se atrapalhou com a bola, mas conseguiu mandá-la para as redes e abrir o placar. Seis minutos depois, Júnior fez excelente lançamento para Mineiro, que ganhou do zagueiro na corrida e fez o segundo do time.
A vantagem deu tranqüilidade para a equipe de Paulo Autuori tocar a bola e desanimou os gaúchos ? que apesar de criarem algumas chances, se acomodaram com o resultado. Para piorar, Enilton, um dos destaques do time de Caxias do Sul, se lesionou e deu lugar a Marlon.
O panorama não mudou no segundo tempo. Bem mais organizado, o São Paulo não precisou pressionar muito para fazer o terceiro. Aos 8 minutos, Júnior avançou e surpreendeu a defesa gaúcha: serviu Roger, que, de frente para o gol, anotou mais um para o time da casa ? seu terceiro no São Paulo, o nono no campeonato.
Quando Souza entrou no lugar de Danilo, o meio-campo do São Paulo melhorou. O atacante Roger voltou a fazer boa partida ? ao contrário de Christian, que perdeu gol feito, aos 17, após passe do companheiro. A cinco minutos do fim, Didé fez o gol de honra do Juventude. Em seguida, por reclamação, Paulo Autuori foi expulso do banco de reservas.
Ficha técnica:
São Paulo 3 x 1 Juventude
São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Edcarlos e Lugano; Cicinho, Mineiro (Renan), Josué, Danilo (Souza) e Júnior; Christian (Amoroso) e Roger. Técnico: Paulo Autuori.
Juventude: Rafael; Ederson, Daniel (Jardel) e Marcão; Juliano, Ramalho, Lauro, Tucho e Roger; Josiel (Didé) e Enilton (Marlon). Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols: Christian, aos 17, e Mineiro, aos 23 minutos do primeiro tempo; Roger, aos 8, e Didé, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lugano e Roger (São Paulo); Lauro e Juliano (Juventude).
Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ).
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).