O técnico Muricy Ramalho costuma dizer que o título brasileiro é conquistado com os pontos ganhos fora de casa. Mas para tal situação se confirmar o postulante precisa ter um bom desempenho como mandante. Assim, se quiser repetir o que fez nos últimos dois anos, quando foi bicampeão, o São Paulo terá de recuperar a força do Morumbi.
Até agora, depois de três jogos disputados no Morumbi, o aproveitamento são-paulino é ruim (44%), com uma vitória, um empate e uma derrota. Em 2006, ano do primeiro título brasileiro sob o comando de Muricy, o São Paulo alcançou um aproveitamento de 81% em seu estádio, com 14 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Naquela ocasião, o São Paulo só não teve melhor desempenho do que o Santos nos jogos como mandante – o rival paulista conseguiu 82% de aproveitamento na Vila Belmiro. Coincidentemente, o time santista foi o único adversário que venceu o São Paulo como visitante no Brasileirão de 2006.
Já no ano passado, quando veio o bicampeonato brasileiro, o desempenho são-paulino no Morumbi foi um pouco inferior (74%), mas bastou para ser o time com o melhor aproveitamento em casa no campeonato. Naquela ocasião, foram 13 vitórias, três empates e três derrotas nos 19 jogos disputados em casa.
"A vitória contra o Flamengo (por 4 a 2, sábado passado, no Maracanã) deu uma equilibrada no nosso saldo, pois não perdemos como visitante. A média fora de casa está ótima, como era ano passado. Agora precisamos melhorar no Morumbi", admitiu o goleiro Rogério Ceni, o capitão são-paulino.
Assim, a ordem no São Paulo é melhorar essa performance como mandante já no sábado, quando recebe o Sport no Morumbi, pela 7ª rodada do campeonato. Com uma vitória, o time são-paulino pode entrar na zona de classificação da Libertadores – está atualmente em sexto lugar, com nove pontos.
Para ajudar nesse duelo com o campeão da Copa do Brasil, o São Paulo deve ter um reforço importante. Depois de defender a seleção brasileira por mais de duas semanas, o atacante Adriano deve fazer contra o Sport, no sábado, a sua última partida com a camisa são-paulina.
O contrato de empréstimo de Adriano termina no começo de julho, quando ele voltará para a Inter de Milão, na Itália. Antes disso, porém, acontecerá um jogo de despedida no São Paulo. E a tendência é que seja no sábado, contra o Sport, no Morumbi, quando o atacante poderá dizer adeus e agradecer ao torcedor são-paulino pelo apoio recebido nessa curta passagem pelo clube.