Não foi uma apresentação convincente, mas o São Paulo conseguiu buscar o empate diante do Flamengo, no Morumbi, e evitou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo, o clube tricolor arrancou um 2 a 2 depois de ficar em desvantagem duas vezes no placar.

continua após a publicidade

Com o resultado, o time paulistano chegou a 11 pontos em dez jogos, e não saiu da metade de baixo da tabela. A equipe carioca chegou a 15 pontos e perdeu a chance de voltar ao G-4 – está seis pontos atrás do líder Atlético-MG.

Para tentar reorganizar o São Paulo, o técnico Ricardo Gomes decidiu voltar ao 3-5-2, esquema utilizado por seu antecessor Muricy Ramalho. Jean Rolt foi escalado para fazer a composição da zaga com Renato Silva e Miranda. A intenção era evitar erros. Porém, os jogadores demonstraram muito nervosismo desde o início da partida.

Logo aos 3 minutos, o goleiro Denis fez uma tremenda lambança. Ele recebeu recuo e errou o chute – a bola bateu em Fierro e sobrou para Adriano. O atacante devolveu para o chileno, que só teve o trabalho de tocar e balançar as redes.

continua após a publicidade

O Flamengo teve boas chances de ampliar com Adriano, aos 9, mas Denis se redimiu da falha e fez bela defesa. Apesar da superioridade, o time carioca também falhou e o São Paulo chegou ao empate aos 18 minutos. O meia Marlos fez linda jogada pela esquerda e cruzou para trás. Borges tocou no canto esquerdo de Bruno e deu novo ânimo aos donos da casa.

A empolgação do São Paulo, no entanto, durou apenas três minutos. Aos 21, o zagueiro Renato Silva derrubou Adriano dentro da área e cometeu pênalti. O próprio Adriano fez a cobrança e estabeleceu 2 a 1 no placar – ele não comemorou o gol em respeito à sua passagem pelo clube paulista.

continua após a publicidade

O São Paulo foi um time perdido no primeiro tempo. Com exceção de Marlos, o time esteve apático e desorientado. Para complicar ainda mais a situação de Ricardo Gomes, Renato Silva fez falta infantil e foi expulso aos 44 minutos.

Ricardo Gomes não fez substituições no intervalo. O São Paulo, porém, não correspondeu no retorno ao gramado. O treinador então decidiu colocar Jorge Wagner e Eduardo Costa nas vagas de Hernanes e Hugo. Na tática, o time tricolor continuou perdido no segundo tempo, mas alcançou o empate na base da raça.

O zagueiro Miranda disparou para o ataque e acabou travado na entrada da área por Willians. O são-paulino caiu, e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro marcou pênalti, apesar da falta ter ocorrido fora da área. Jorge Wagner foi para a cobrança e não perdeu a chance de fazer 2 a 2, aos 19 minutos.

Depois do novo empate, o São Paulo foi para o ataque, com Washington na vaga de Borges. Apesar disso, o placar continuou inalterado. Aos 42 minutos, Jorbison perdeu grande chance para o Flamengo. Aos 44, Marlos chutou dentro da área e mandou para fora.

Ficha técnica:

São Paulo 2 X 2 Flamengo

São Paulo – Denis; Renato Silva, Miranda e Jean Rolt; Arouca, Jean, Hernanes (Jorge Wagner), Marlos e Júnior César; Hugo (Eduardo Costa) e Borges (Washington). Técnico: Ricardo Gomes.

Flamengo – Bruno; Everton Silva, Wellinton (Erick Flores), Fabrício e Ronaldo Angelim; Willians, Léo Moura, Everton (Petkovic) e Fierro (Jorbison); Zé Roberto e Adriano. Técnico: Cuca.

Gols – Fierro, aos 3, Borges, aos 18, e Adriano, aos 21 minutos do primeiro tempo; Jorge Wagner, aos 19 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos – Jorge Wagner e Renato Silva (São Paulo); Fierro, Wellinton, Adriano, Bruno, Everton Silva, Léo Moura, Willians, Everton e Fabrício (Flamengo).

Cartão Vermelho – Renato Silva.

Árbitro – Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG).

Público e renda – 21.648 torcedores; R$ 507.690,00.

Local – Morumbi, em São Paulo (SP).