O São Paulo vivia uma queda livre no Campeonato Brasileiro quando enfrentou o Flamengo no primeiro turno. Não ganhava havia cinco rodadas e, depois de perder por 2 a 0 para os cariocas, entrou na zona de rebaixamento do torneio pela primeira vez.

continua após a publicidade

Nem mesmo um dos maiores ídolos da histórica do clube suportou: um dia depois do jogo, Rogério Ceni foi demitido do comando técnico da equipe. Em seu lugar, dias depois, chegou Dorival Junior. O time trouxe reforços, enfrentou turbulências administrativas e oscilações dentro de campo, mas, um turno depois, o sufoco continua.

continua após a publicidade

O time segue flertando com as últimas posições da tabela de classificação e o jogo deste domingo contra o Flamengo, às 17 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 30.ª rodada, é mais um da sequência de “finais” que vem enfrentando para tentar respirar no campeonato.

continua após a publicidade

Na tentativa de deixar para trás as oscilações que vêm sendo marca registrada do São Paulo nas últimas rodadas, o time se apega ao recente retrospecto positivo como mandante: está invicto há cinco partidas jogando em casa. Foram duas vitórias (sobre Cruzeiro e Sport) e dois empates (com Ponte Preta e Corinthians) no Morumbi e uma vitória (sobre Atlético Paranaense) no estádio municipal.

Dorival Junior pode escalar o São Paulo com novidades, sobretudo depois das críticas e da tensão motivada pela péssima atuação do time diante do Fluminense, na quarta-feira passada. Quem pode perder espaço é o meia Lucas Fernandes, substituído no intervalo do jogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e que vem rendendo menos que o esperado já há algumas partidas. Maicosuel e Shaylon são as opções.