O técnico Paulo Campos trava novo duelo com Émerson Leão. Desde o primeiro confronto, justamente na primeira rodada, os profissionais seguiram caminhos distintos.
Se Campos deixou o Tricolor para então “retornar à casa” dois meses depois, Leão trocou o Santos pelo Cruzeiro e agora comanda o São Paulo. Independente das idas e vindas, o objetivo do representante paranaense no jogo desta noite – 20h30, no Pinheirão – continua sendo o mesmo: afirmação. A comissão técnica paranista tratou de “desconsiderar” o tropeço na Copa Sul-Americana e focou toda a preparação na busca por duas vitórias consecutivas no Brasileirão.
O jogo de estréia de Paulo Campos traz boas recordações. Com um time desconhecido, conseguiu somar três pontos ao bater o Santos de Leão por 3×2. Galvão fez o primeiro gol logo com menos de um minuto. Desta vez, é Leão quem estréia. O treinador era sonho antigo de dirigentes são-paulinos, que aproveitaram a derrota do Tricolor do Morumbi para o Coritiba para demitir o paranaense Cuca. “O Leão é um grande amigo. Já tive a oportunidade de cumprimentá-lo no dia de sua apresentação no São Paulo”, comentou Campos. Justamente no dia em que Leão definia sua vida no novo clube, o Paraná treinava no CT da Barra Funda para o jogo frente ao Peixe, pela Sul-Americana.
O Paraná chega para o jogo desta noite sustentado por uma atuação convincente frente ao Cruzeiro, há uma semana, no Mineirão. Apesar da expressiva goleada (4×1), Paulo Campos – outrora com uma postura de “rasgados” elogios ao time – foi comedido. Preferiu ressaltar pontos em que seu time deixou a desejar, a exaltar a precisão nas finalizações, por exemplo. “Erramos muitos passes e prendemos em demasia a bola”, repreendeu. Esta nova atitude é compatível à realidade do clube, seriamente ameaçado pelo descenso.
A política de Campos é rígida. O técnico “riscou” a palavra rebaixamento de seu vocabulário e não admite falar sobre a necessidade de se buscar oito ou nove vitórias. “Trabalhamos jogo a jogo. A bola da vez é o São Paulo, em um jogo dificílimo, onde teremos que anular também a empolgação do adversário, que chega motivado pela troca no comando técnico”, avisou. No time, Paulo Campos definiu a volta de Etto à condição de titular da lateral-direita e a entrada de João Vítor na zaga, já que Fernando Lombardi cumpre suspensão.
Convocação geral
“Ele será o nosso atacante.” Desta forma Paulo Campos resumiu o papel do torcedor tricolor no Pinheirão hoje. Ao longo de onze jogos – cinco dos quais disputados no Pinheirão – o técnico teve um bom relacionamento e pouquíssimas vezes foi contestado pela galera. Nem mesmo na derrota para a Ponte Preta. Só recebeu vaias no empate (1×1) frente ao Botafogo. “Precisamos dessa energia agora, onde cada jogo é uma decisão”, comentou.
Para o técnico, o torcedor sempre vai cobrar garra, aplicação… Mas, deve haver uma consciência coletiva em busca do objetivo comum. “A vaia sempre atrapalha. Então, peço que o torcedor ajude o time.” Neste Brasileiro, o Paraná apresenta uma média de público muito ruim, reflexo de uma campanha altamente irregular. “Vamos esperar que a vitória sobre o Cruzeiro seja o incentivo que está faltando”, comentou Campos.
Quando reassumiu a equipe, há uma semana, o treinador deixou clara sua intenção de buscar o fim de um tabu. O Paraná venceu, logo na primeira oportunidade, a primeira partida fora de casa. Agora, o objetivo é assegurar duas vitórias consecutivas, o que ainda não ocorreu neste Brasileirão. Mais uma vez estará valendo a promoção de R$ 7,00, para o setor abaixo das cabines de imprensa e camarotes (antigo Pais-e-Filhos). Nos demais locais, o ingresso custa R$ 15,00.
Reforços
O Paraná pretende acertar os registros de David e Esmerode até amanhã. Os zagueiros já estão trabalhando com o grupo, mas Esmerode deve ficar mais uma semana apenas trabalhando fisicamente. Sua contratação foi avalizada por Campos. “É um jogador experiente e que terá a chance de mostrar o futebol que o levou à seleção uruguaia”, comentou. O fato do jogador ter sido dispensado de o Coritiba, recentemente, é um ingrediente que dará ainda mais vontade ao jogador.
CAMPEONATO BRASILEIRO
29ª Rodada
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 20h30.
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (FIFA-SC).
Assistentes: Vayran da Silva Rosa (SC) e Kléber Lúcio Gil (SC).
Tempo: Parcialmente nublado com pequena possibilidade de chuva.
Temperatura: Média de 21º.
TV: NET – Pay-per-view, Premiére, canal 77.
Paraná Clube x São Paulo
Paraná
Flávio; Etto, João Paulo, João Vítor e Edinho; Messias, Beto, Fernando e Cristian; Maranhão e Galvão, Técnico: Paulo Campos.
São Paulo
Rogério Ceni; Lugano, Fabão e Rodrigo; Gabriel, César Sampaio, Alê, Danilo e Fábio Santos; Jean e Diego Tardelli. Técnico: Emerson Leão.