As boas exibições do São Paulo no Campeonato Brasileiro estão levando a imagem do clube de volta ao cenário internacional. Desde os tempos de glória, em 92 e 93, quando conquistou duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes, a equipe não vinha aparecendo na mídia estrangeira.

A Fox Sports, rede de televisão com alcance em toda a América Latina, exceto no Brasil, apresentou, na semana passada, em alguns minutos, vários gols do time na competição, chamando-o de “máquina de fazer gols”. A CNN pôs em seu ranking semanal o São Paulo na 10ª posição. É o brasileiro mais bem colocado. Ultrapassou o São Caetano, que continua aparecendo com destaque por causa do segundo lugar na Libertadores e da boa campanha no Nacional.

Nas últimas semanas, a BBC, de Londres, foi ao CT do São Paulo para uma reportagem com o líder do Brasileiro. Uma rede de tevê argentina fez entrevista com Kaká. Embora ainda de forma tímida, a “Kakamania” vem se tornando assunto em vários países.

Mesmo assim, a repercussão na Europa ainda é pequena. Apesar da inferioridade técnica, o futebol argentino é mais visto que o brasileiro no Velho Mundo. “Quase não vemos nada da América do Sul, só um pouco do Campeonato Argentino”, admitiu o meia Figo, do Real Madrid.

continua após a publicidade

continua após a publicidade