O São Paulo é o novo líder do Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira à noite, no Morumbi, a equipe tricolor jogou para o gasto, mas o suficiente para vencer o Ituano por 2 a 0 e assumir pela primeira vez a ponta do estadual. Jean, com um belo chute de fora da área, e Dagoberto marcaram os gols da vitória são-paulina pela 12.ª rodada.
A vitória no Morumbi deixa o São Paulo com os mesmos 25 pontos que os outros três grandes paulistas. A equipe tricolor, porém, empatou muito menos. Com isso, apesar de ter mais derrotas (três, contra uma dos rivais), ganhou também mais (oito ante sete) e por isso fica na frente. Pelo saldo de gols, Corinthians, Santos e Palmeiras o seguem nesta ordem.
A dois gols de marcar o seu centésimo na carreira, Rogério Ceni não teve chances de subir ao ataque no Morumbi. A tentativa da marca histórica agora fica o domingo, novamente em casa, contra o Santo André. O Ituano, 15.º colocado, com 11 pontos, joga no mesmo dia contra a Portuguesa.
O JOGO – Os testes de Paulo César Carpegiani não deram certo no primeiro tempo. Não tanto pelas ausências de Alex Silva e Rodrigo Souto, mas principalmente pela confusão tática do time. Na primeira chance que teve de fazer um cruzamento como lateral direito, Xandão mandou a bola longe do centro da área, onde estavam os atacantes tricolores.
No meio, Wellington não saia para o jogo como dele se esperava e Ilsinho, jogando como meia direita, fazia a mesma função que Lucas, seu companheiro no meio, exerceu nos últimos jogos. Sem armação, a bola não chegava em Dagoberto – e muito menos em William, preso na área.
As únicas boas chances do São Paulo acabaram saindo de chutes de longe. Aos 9 minutos, Lucas tentou um passe para Jean, foi travado, mas ficou com a sobra. Da entrada da área pela direita, arriscou um chute de canhota e exigiu ótima defesa de Marcelo Bonan. Depois, aos 28, outro bom lance. Miranda deu um chapéu em um marcador no campo de defesa, partiu com a bola, tocou para Dagoberto, avançou e recebeu de volta na entrada da área. Na hora do chute, foi desequilibrado e bateu por cima.
Criando pouco, o São Paulo passou a ser ameaçado pelo Ituano, mas acabou salvo por um chute de Jean da entrada da área. O volante, que tem jogado pela direita, lembrou Carpegiani de que é ambidestro. Arriscou uma batida de esquerda, colocou a bola no ângulo e abriu o placar.
Na volta do intervalo, Carpegiani mudou o time com uma alteração. Trocou Wellington, abaixo da crítica, por Casemiro. O jogador campeão sul-americano com a seleção sub-20 imprimiu novo ritmo ao meio de campo tricolor e logo o São Paulo ampliou. William foi lançado na esquerda da área e viu Dagoberto entrando pela direita. Errou o passe, mas não a ponto de impedir que o atacante chegasse na bola, batesse de direita e fizesse o segundo.
Com Lucas mais acionado, o São Paulo foi um pouco melhor no segundo tempo do que na primeira etapa. Aos 16, o meia quase fez o terceiro, com um belo chute de fora da área, dessa vez de direita, que Marcelo Bonan pegou à direita do gol.
A zaga sem Alex Silva e com espaços pelas duas laterais, porém, continuava comprometendo. Por isso que, aos 25, o Ituano quase marcou em um chute colocado de Medina que bateu caprichosamente na trave direita enquanto Rogério só olhava.
FICHA TÉCNICA:
São Paulo 2 x 0 Ituano
São Paulo – Rogério Ceni; Xandão, Rhodolfo, Miranda e Juan; Wellington (Casemiro), Jean, Ilsinho (Marlos) e Lucas; Dagoberto e William (Henrique). Técnico – Paulo César Carpegiani.
Ituano – Marcelo Bonan; Max Ferraz, Rodrigão e Anderson Salles; Medina, Júnior Urso, Adoniram, Jefferson e Leomir (Alemão); Klayton Domingues (Fernando Russi) e Malaquias (Oliveira). Técnico – Ruy Scarpino.
Gol – Jean, aos 41 minutos do primeiro tempo. Dagoberto, aos 4 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Welton Wohnrath.
Cartões amarelos – Xandão, Alemão e Malaquias.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio do Morumbi, em São Paulo.